A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina realizou no domingo, dia 17 de dezembro, as provas do concurso público de dois editais que visam  preencher 394 vagas nos cargos de nível superior nas funções de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia (concurso PC-SC). São 200 vagas para Agente e 194 vagas para Escrivão. No total cerca de 57 mil aspirantes participam do certame. 

As funções exigem diploma de curso superior em qualquer área de formação, além de carteira nacional de habilitação na categoria "B", entre outros requisitos. O salário inicial será de R$ 3.842,20 para o cargo de Agente e de R$ 5.317,94 para a função de Escrivão. O concurso público é coordenado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), e os editais reservam 20 vagas para os portadores de deficiência.

A prova objetiva foi realizada no dia sábado, dia 16 de dezembro, para o cargo de Agente, e no domingo, dia 17, para a função de Escrivão, com duração de cinco horas. O exame era composto por 110 questões para Agente e 120 questões para Escrivão, de múltipla escolha, envolvendo as disciplinas de Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal Processual, Noções de Direito Penal, Noções de Direitos Humanos, Legislação Institucional, Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico para todos, mais Noções de Arquivologia apenas para Escrivão. 

Na data da sua prova de capacidade física, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, dentro de um envelope opaco, lacrado e identificado com seu nome, número de inscrição e nome do cargo a que concorre, os documentos da investigação social exigidos no edital.

O gabarito peliminar das questões foi divulgado ainda no dia da prova,  já o gabarito definitivo da prova objetiva, o resultado, e a classificação preliminar dos candidatos foram divulfados nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, no site do concurso na Internet.

A lista de classificação dos candidatos aprovados para realizar a prova de capacidade física será divulgada no endereço eletrônico do concurso público na data provável de 31de janeiro de 2018. Essa etapa será realizada para todos os candidatos, unicamente na cidade de Florianópolis, no ginásio de esportes da ACADEPOL, entre os dias 4 e 9 de fevereiro de 2018, em horários que serão informados no Edital de Convocação. O resultado preliminar da prova de capacidade física será publicado no endereço eletrônico do concurso público na data provável de 16 de fevereiro, onde o candidato constara com apto ou inapto a exercer a função desejada. 

A terceira etapa do certame será de avaliação psicológica, com lista de convocação publicada pela organizadora no dia 27 de fevereiro. Já o exame será realizado no dia 04 de março, onde os candidatos serão classificados em aptos ou inaptos. 

O candidato que desejar poderá interpor recursos no site da organizadora, no prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser fundamentado e estar dentro das regras do edital. 

O certame ainda terá fazes de investigação social e exame toxicológico, ambas de caráter eliminatório. A classificação final no concurso público será publicada em duas listas, sendo um geral contendo todos os candidatos aprovados e outra apenas com candidatos aprovados na condição de pessoa com deficiência. 

O concurso público tem validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, podendo ser prorrogado uma vez, por até dois anos, a critério da Secretaria de Estado da Segurança Pública. 

 Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público