A Prefeitura de Itajaí no estado de Santa Catarina realizou no domingo, dia 26, as provas objetivas do concurso público que visa preencher 60 vagas no cargo de Guarda Municipal. O edital foi publicado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc). No total foram cerca de 11.300 aspirantes participando do certame que oferece remunerações de R$ 3.030,80, mais adicional de periculosidade no valor de R$ 566,99 e adicional noturno de 30%.

As provas objetivas eram de caráter eliminatório e classificatório, compostas por 8 questões de língua portuguesa, 8 de matemática, 4 sobre conhecimentos de informática, e 20 questões sobre conhecimentos específicos. Os candidatos tiveram 3 horas para responder as 40 questões de múltipla escolha. 

A prova objetiva é avaliada de zero a 100 pontos e o gabarito preliminar foi divulgado no site da organizadora ainda no domingo, dia 26. Serão considerados aprovados os candidatos que somarem no mínimo 60% do total de pontos. 

A próxima etapa será de teste de aptidão física, onde serão convocados os 300 primeiros aprovados na fase anterior. O resultado desse teste será divulgado no site da organizadora, onde o candidato constará com apto ou inapto a exercer a função. O certame ainda terá avaliação psicológica, onde serão convocados os candidatos aptos classificados entre os 130 primeiros, avaliação de saúde e investigação social.

O candidato que desejar poderá interpor recursos no prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser feito seguindo as regras do edital. 

Quando aprovado em todas as etapas, os aspirantes irão participar do curso de formação profissional para guarda municipal, o curso é de caratê eliminatório e classificatório, e será realizado na cidade de Florianópolis, tendo cargo horaria de 850 horas de aula, que devem ser compridas em até 6 meses. 

A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Itajaí-SC.

Acompanhe a divulgações do gabarito e resultado final do concurso público