O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (DETRAN-SP) aplicou em 29 de setembro de 2013, a primeira etapa de provas objetivas de seu concurso público e em 06/10/2013 ocorreu a segunda etapa de provas objetivas. As etapas de avaliações estão divididas da seguinte forma:

- 29/09/2013: Provas de Agente Estadual de Trânsito;
- 06/10/2013: Provas para Oficial Estadual de Trânsito.

Vagas Detran-SP

O concurso do Detran-SP é destinado ao provimento de 1.200 vagas, divididas em 02 cargos distintos, sendo eles:

- 600 vagas Oficial Estadual de Trânsito que exige nível médio e oferece salário de R$ 1.800,00 por 40 horas semanais;
- 600 vagas para Agente Estadual de Trânsito que exige nível superior, Habilitação na categoria "B" e dispõe de salários de R$ 4.500,00 por 40 horas mensais.

Vagas são para atuação em 19 diferentes cidades paulistas, sendo elas: São Paulo Capital, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente, Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté. É importante lembrar que 30 vagas de cada cargo são reservadas a portadores de deficiência.

Inscritos no concurso somam mais de 311 mil inscritos, sendo 184.501 para o cargo de Oficial (308 candidatos por vaga) e 126.726 para Agente de Trânsito (211 por vaga), sendo que todos serão avaliados inicialmente por meio de provas escritas objetivas para todos os cargos e haverá ainda provas de titulos. As mesmas possuem valor de 0 a 100 pontos, copostas de questões de conhecimentos gerais e específicos da seguinte forma:

Agente Estadual de Trânsito

- Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa 10 questões;
  • Matemática 05questões;
  • Direito Administrativo 07 questões;
  • Legislação 04 questões;
  • Noções de Informática 04 questões;

- Conhecimentos Específicos:

  • Legislação de Trânsito 22 questões;
  • Gestão Pública 08 questões.

Oficial Estadual de trânsito

- Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa: 12 questões;
  • Matemática: 05 questões;
  • Legislação 04 questões;
  • Noções de Informática 04 questões;

- Conhecimentos Específicos:

  • Legislação de Trânsito 25.

Serão aprovados na etapa objetiva aqueles candidatos que obtiverem no mínimo 50 pontos, sendo eliminados os demais.

A prova de títulos será apenas de caráter classificatório, podendo somar até 2,5 pontos na nota final do candidato devido a experiência profissional.

Recursos podem ser efetuados durante prazos e detalhes descritos conforme informações no capítulo XII do edital de normas.

Aprovados no concurso serão nomeados após a homologação do resultado final do concurso, dentro de 01 ano, sendo este o prazo de validade do concurso, que é prorrogável ou não a interesse da administração do órgão, sendo este o mesmo critério para nomear os aprovados no concurso em colocações excedentes as vagas previstas.

Gabarito DETRAN-SP

O gabarito do concurso do Detran-SP foi divulgado em 08 de outubro de 2013, após realização das duas provas, e está postado logo abaixo, contendo as alternativas corretas e o caderno de provas do Detran-SP.

Os resultados preliminares e finais do concurso do Detran-SP serão postados na "aba" resultado, assim que forem divulgados. Curta nossa página no facebook e receba as atualizações deste e demais concursos em sua linha do tempo.