Foram realizadas no domingo, dia 23, as provas objetivas do concurso que visa preencher 35 vagas no cargo de Guarda Civil Municipal na Prefeitura de Limeira, em São Paulo. Cerca de 4,7 mil candidatos participaram do certame. 

A função exige ensino médio completo, mais Carteira Nacional de Habilitação na categoria "A e B", altura mínima de 1,65m para homens e 1,60 mulheres. O salário atual do cargo é de R$ 1.961,96, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A primeira fase do concurso foi a prova objetiva de múltipla escolha, composta por questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções de informática e conhecimentos específicos. No total eram 40 questões que somam no máximo 100 pontos, serão considerados aprovados aqueles que somarem 50 ou mais pontos. 

O gabarito preliminar das provas objetivas deve ser divulgado na segunda-feira, dia 24 de julho, nos sites www.imais.org.br e www.limeira.sp.gov.br.

Os candidatos aprovados na primeira fase e que tenham colocação entre os 350 primeiros, serão convocados para o Exame Antropométrico e o Teste de Aptidão Física, que será realizado na cidade de LIMEIRA, em data, horário e local informados junto com o resultado da Prova Objetiva. Nessa etapa os candidatos terão atividades e tempo determinado para realização conforme o sexo, sendo classificados em aptos ou inaptos para assumir o cargo. 

A terceira fase do concurso será Avaliação Médica Específica, onde serão convocados os candidatos considerados aptos na fase anterior. Essa irá avaliará se o candidato possui as condições físicas necessárias para desempenhar as funções do cargo de Guarda Civil Municipal. Essa etapa será eliminatória e realizada sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Limeira.

O resultado da Avaliação Médica Específica será divulgado na Internet, nos endereços www.imais.org.br e www.limeira.sp.gov.br, e não caberá recursos conta esse.

A Avaliação Psicológica é a quarta fase do concurso, essa tem o objetivo de avaliar o perfil psicológico do candidato, verificando as características de personalidade e aptidões específicas para que ele possa ter porte de arma de fogo. Essa será de caráter exclusivamente eliminatório. 

A quinta e última fase do concurso será pesquisa social. Realizada pela Prefeitura do Município de Limeira, por meio da Corregedoria da Guarda Civil Municipal, de tal forma que identifique condutas inadequadas do candidato, impedindo sua nomeação. 

Para todas as fases, será de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da convocação para a realização, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. Essa convocação sempre será feita por três meios, sendo eles: Edital de Convocação, no Jornal Oficial do Município de Limeira; nos endereços eletrônicos www.imais.org.br e www.limeira.sp.gov.br e no Setor de Atendimento ao Candidato do Instituto Mais, pelo telefone (11) 2659-5746, das 09h às 17h (horário de Brasília), nos dias úteis.

A admissão dos candidatos aprovados, de acordo com as necessidades da Administração, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final. Após a homologação, os candidatos serão convocados à realizarem o Curso de Formação no qual receberão um período de treinamento de, no mínimo, 680 horas, com aulas teóricas e práticas.

O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público