A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), realizou no final de semana as provas objetivas de dois editais que regem o concurso público para 1.034 vagas em funções de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 934 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 vagas para mulheres.

O cargo exige formação de ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e estar em dia com as obrigações do serviço militar. O salário da carreira é de R$ 2.695,88 por jornada de trabalho em escala de 12hx36 horas.

A seleção para ambos os sexos se dará por meio de provas objetivas, prova de condicionamento físico, de aptidão psicológica e comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social.

As provas objetivas foram realizadas no domingo, dia 06, cerca de 134 mil candidatos responderam as 25 questões de língua português, que valem 2,2 pontos cada, 15 questões de matemática valendo 2,00 pontos cada e mais 10 questões de conhecimentos gerais, valendo 1,5 cada questão. No total as 50 questões têm nota máxima de 100 pontos, e para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 50% de acerto. 

O Gabarito Oficial Preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico da Empresa MSCONCURSOS- www.msconcursos.com.br, até terça-feira, dia 08. 

Para a prova de condicionamento físico serão convocados os primeiros 12 mil candidatos e as primeiras 3 mil candidatas, com maior nota na fase objetiva. Essa etapa será de caráter eliminatório, e avaliada se zero a 300 pontos, tendo 3 testes cada uma valendo 100. Para ser considerado apto a exercer a função o candidato precisa somar 120 ou mais pontos. 

Aptos na prova de condicionamento, os candidatos serão convocados por meio de edital para prova de aptidão psicológica e seu julgamento, devendo comparece no local 1 horas antes do fechamento dos portões.  Essa também será de caráter eliminatório. 

A última etapa do concurso será da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social, os candidatos deverão responder um questionário presente no edital, e mais dois documentos específicos dessa fase, também presentes no edital, imprimir e entregar junto com a devida documentação em locar e horário que será disponibilizado no site organizadora. 

Os recursos serão admitidos em até 3 dias úteis após a publicação do ato que gerou desacordo, por meio de formulário eletrônico disponível também no site da organizadora. 

A organizadora do certame ainda não divulgou a data para resultado final. 

O concurso da SAP-SP terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Administração Penitenciária, não cabendo qualquer ato posterior.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público