O concurso público da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou mais de 12 mil candidatos que disputam vaga para o cargo de Operador de Circulação - Maquinista. A função exige ensino médio completo e curso de eletricidade básica com carga horária mínima de 40 horas. O salário oferecido pela CPTM é de R$ 3.313,68 passando para R$ 3.429,67 após a efetivação.

As provas de conhecimentos teóricos, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 13 de maio, contaram com questões de múltipla escolha. Está, terá pontuação de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver, no mínimo, 50% de acertos na soma da pontuação geral e no mínimo 50% de acerto em cada disciplina.

O gabarito oficial da prova de conhecimentos teóricos será divulgado pelo site da organizadora, nesta segunda-feira, 14 de maio de 2018.

A etapa seguinte do certame, será a avaliação de perfil profissional, de caráter eliminatório. Esta fase, serve para verificar, mediante o uso de instrumentos psicológicos específicos, a capacidade raciocínio, equilíbrio emocional, potencial intelectual e aptidões específicas, relacionados ao desempenho das funções inerentes ao cargo, consoante com a Legislação geral e específica em vigor, notadamente a referente à Resolução CFP número 002/2016, que regulamenta a avaliação psicológica em concurso público. Nesta etapa o candidato receberá parecer apto ou inapto.

A terceira e última etapa do concurso, será a avalição médica, de caráter eliminatório. Nesta fase, serão examinadas as condições de: acuidade auditiva, visual, cardiológica, neurológica e perfil biofísico. 

O prazo para interposição de recursos é de dois dias úteis após a ocorrência do fato que lhe deu origem considerando a data inicial aquela da divulgação.

A classificação observará à ordem numérica decrescente a pontuação individualmente alcançada na prova de conhecimentos teóricos, atribuindo-se o primeiro lugar ao candidato que obtiver a maior pontuação, e assim sucessivamente.

O resultado final será divulgado depois de decorridos os prazos para interposição de recursos e será homologado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, por meio de aviso, contendo os nomes dos candidatos classificados, obedecendo à estrita ordem de classificação.

A validade deste concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da Homologação dos Aprovados e Classificados na Prova de Conhecimentos Teóricos, no Diário Oficial do Estado - DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público