O concurso público da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 23 mil candidatos que disputam 250 vagas no cargo de Delegado de Polícia. Do total de vagas abertas, 13 (5%) serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência. O cargo de Delegado de Polícia exige nível superior em direito, comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil, habilitação na categoria 'B', entre outros requisitos. O Delegado de Polícia tem vencimentos a partir de R$ 9.507,77 correspondentes à soma dos valores do salário-base e da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e do Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ).

A prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreu no último domingo, 29 de julho, contou com questões de múltipla escolha. Esta, será avaliada na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se um ponto para cada questão correta. Será considerado habilitado nessa etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos em cada um dos módulos.

Outra etapa é a prova objetiva, que tem por objetivo avaliar o domínio do conhecimento jurídico e da norma culta, o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio lógico e a capacidade de argumentação. Esta será avaliada na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se até 15 pontos para cada questão discursiva e até 40 pontos para a dissertação. Na avaliação da prova escrita serão considerados o - domínio da norma culta, coesão e coerência textual.

Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social, de caráter unicamente eliminatório, no intuito de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício da função de Delegado de Polícia. A comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social tem por objetivo a investigação sobre o comportamento ético, social e funcional dos candidatos.

Mais uma etapa do certame é a prova oral, gravada em áudio e vídeo, que consistirá na arguição do candidato, em sessão pública, e versará sobre conhecimento das disciplinas. Para a aplicação do exame oral serão formuladas questões sobre as seguintes disciplinas: Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Administrativo. Serão atribuídos ao candidato nota de zero a 100 pontos, considerando-se aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais.

Após a publicação dos aprovados na fase oral, no prazo de cinco dias úteis, os candidatos aprovados poderão apresentar os títulos, na Secretaria de Concursos da Academia de Polícia, localizada na Praça Professor Reinaldo Porchat n° 219, Cidade Universitária, CEP: 05508-100, São Paulo, SP, ala "I", sala "7-I". 

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado.

A classificação final obedecerá à ordem decrescente da média das notas obtidas nas provas preambular, escrita e no exame oral, somada à nota atribuída aos títulos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de sua homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público