O concurso público da Procuradoria do Estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 11 mil candidatos que disputam 100 vagas efetivas em cargo de Procurador do Estado nível I. Do total, 5% das vagas serão reservadas para as pessoas com deficiência. A função exige que o candidato seja bacharel em Direito e esteja inscrito como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil. O subsídio inicial dos Procuradores é fixado em R$ 22.178,43.

As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório, que ocorreram no último domingo, 20 de maio, contaram com questões de múltipla escolha e questões discursivas, respectivamente. Na avaliação da Prova Discursiva, serão considerados o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema, a fluência e a coerência da exposição, a correção gramatical e a precisão da linguagem jurídica.

Outra etapa do certame, será a prova oral, de caráter eliminatório, que consistirá na argumentação pública dos candidatos a ela admitidos. Nesta fase, o concorrente deverá atingir nota mínima de 5 pontos. 

Nas provas objetivas, discursivas e na prova oral cada matéria corresponderá uma nota, na escala de zero a dez, extraindo-se a média aritmética dessas provas, que constituirá no resultado final do candidato em cada prova.

Outra etapa do certame é a avaliação de títulos, aonde a pontuação aos títulos servirá apenas para efeito de classificação final dos candidatos. Somente serão considerados títulos, desde que devidamente comprovados, aqueles cuja regulamentação e critérios de aceitabilidade encontrem-se no edital. Os candidatos aprovados na Prova Oral entregarão seus títulos no prazo de 10 dias a contar da data da publicação do edital de resultado da prova oral.

A média aritmética do resultado final das provas escritas e oral, acrescida da nota dos títulos, será o grau final de cada candidato.

O prazo para interposição de recurso será de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data da divulgação ou do fato que lhe deu origem.

Serão publicadas duas listagens de candidatos habilitados no concurso público, em ordem classificatória: uma com a relação de todos os candidatos, inclusive os candidatos com deficiência, e outra somente com a relação dos candidatos com deficiência.

O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, e uma única vez, a critério da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público