O concurso público da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 66 mil candidatos, que disputam 1.400 vagas nos cargos de Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia. Destas, são 800 para a carreira de Escrivão e 600 para Investigador, sendo 70 delas reservadas para pessoas com deficiência. O salário atual das carreiras é de R$ 3.743,98. 

As provas preambulares, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 10 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, tem pontuação de zero a 100 pontos, sendo atribuído um ponto para cada questão correta. Será considerado habilitado nessa etapa o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos em cada uma das disciplinas. 

Outra etapa do certame é a prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e tem por objetivo avaliar o domínio da norma culta, o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio lógico e a capacidade de argumentação. Esta, será avaliada na escala de zero a 100 pontos, atribuindo-se até 20 pontos para cada questão, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver a nota mínima igual ou superior a 50 pontos.

Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social, de caráter unicamente eliminatório, no intuito de identificar condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício da função de Escrivão de Polícia.

A etapa seguinte do concurso, será a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na argumentação do candidato, em sessão pública, e versará sobre conhecimento das disciplinas. O objetivo é avaliar o domínio do conhecimento das disciplinas exigidas, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Os examinadores de cada disciplina atribuirão ao candidato nota de zero a 100 pontos, considerando-se aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais.

A última etapa do certame é a prova de títulos, de caráter unicamente classificatório. Após a publicação dos aprovados na fase oral, no prazo de 5 dias úteis, os candidatos aprovados poderão apresentar os títulos. A pontuação total da prova de títulos estará limitada ao valor máximo de 20 pontos. 

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado.

A classificação final obedecerá à ordem decrescente da média das notas obtidas nas provas preambular, escrita e no exame oral, somada à nota atribuída aos títulos.

A homologação do concurso será por ato do Secretário da Segurança Pública, após a realização e a conclusão de todas as etapas do certame, que serão devidamente publicadas.

O concurso terá validade de dois, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Segurança Pública, não cabendo qualquer ato posterior.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público