O concurso público da Polícia Civil de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 150 mil candidatos que disputam 500 vagas, sendo 300 na carreira de Agente de Telecomunicações Policial e 200 para Papiloscopista Policial. Do total de oportunidades abertas, 25 serão destinadas para as pessoas com deficiência. O salário inicial das duas carreiras é fixado em R$ 3.589,86. 

A prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorrereu no último domingo, 01 de julho, contarou com questões de múltipla escolha. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos em um dos módulos, observando o limite de vagas. 

O gabarito provisório da prova preambular será publicado no site da Vunesp nesta segunda-feira, 2 de julho, a partir das 14 horas.

Os candidatos aprovados na prova preambular e classificados nos limites pré-estabelecidos, serão submetidos à comprovação de idoneidade e conduta apurada mediante investigação social, de caráter unicamente eliminatório, no intuito de identificar atitudes inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, incompatíveis com o exercício da função. 

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado.

A classificação final obedecerá à ordem decrescente da média das notas obtidas na prova preambular.

A homologação do concurso será por ato do Secretário da Segurança Pública, após a realização e a conclusão de todas as etapas do certame, que serão devidamente publicadas.

As nomeações ocorrerão de acordo com as necessidades da Secretaria de Segurança Pública, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação final dos candidatos habilitados no concurso público.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Segurança Pública, não cabendo qualquer ato posterior.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público