O concurso público de Ribeirão Preto no estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com diversos candidatos que disputam 112 cargos de níveis médio, técnico e superior. Do total de vagas 21 serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência e 19 para os candidatos negros e pardos. Os salários ofertados são entre R$ 2.086,25 e R$ 5.929,33.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 2 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Está, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50 pontos.

A prova de redação de caráter eliminatório e classificatório será aplicada somente para os candidatos habilitados na prova objetiva, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

Para alguns concorrentes, haverá também a prova de títulos, de caráter classificatório. O objetivo desta é avaliar a complementação da formação acadêmica e será realizada no período oposto da aplicação da Prova de Redação. O concorrente convocado à prova de títulos que não comparecer a essa prova será considerado ausente, porém, não será eliminado do Concurso. O candidato inscrito em mais de um cargo deverá entregar títulos para cada cargo que for convocado. A pontuação de títulos obtida para um cargo não será considerada para outros cargos que o candidato esteja inscrito e tenha sido convocado para a entrega de títulos.

 O prazo para interposição de recurso será de dois dias úteis, contados da data da divulgação ou do fato que lhe deu origem.

A pontuação final será a nota obtida na prova objetiva, mais a nota da prova de redação (quando houver) e pontuação da prova de títulos (quando houver).

Os candidatos aprovados serão convocados obedecendo à ordem classificatória, observada a necessidade e conveniência da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, para o preenchimento das vagas existentes.

A validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público