O concurso público da Prefeitura de Praia Grande no estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de cinco mil candidatos que disputam 80 vagas em cargo de Guarda Civil Municipal 4ª Classe, sendo 60 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para sexo feminino. O salário oferecido é de R$ 1.700,00, mais gratificações e benefícios.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 25 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Para ser considerado habilitado nesta etapa o candidato deverá estar entre os 160 candidatos se homem ou 40 candidatos para mulher com melhor nota acrescidos dos candidatos empatados na última nota considerada para esse fim.

A segunda etapa do certame será a Avaliação Antropométrica e de Aptidão Física, de caráter eliminatório. Participaram desta fase apenas os candidatos habilitados na prova escrita objetiva. O exame Antropométrico para comprovação da estatura mínima de 1,55 m, se do sexo feminino, e 1,65 m, se do sexo masculino que será realizada na mesma data/horário da avaliação de aptidão física. As informações quanto à data, horário e local das avaliações de aptidão física serão divulgadas em edital de convocação, oportunamente, por ocasião da divulgação das notas das provas escritas objetivas.

 Para a terceira etapa será aplicada uma Avaliação Psicológica para uso e porte de armas de fogo, de caráter eliminatório. Esta, levará em conta as características especiais que a função exige, destinando-se a verificar a capacidade do candidato para utilizar as funções psicológicas necessárias ao desempenho da função pretendida, nas condições atuais oferecidas pela Prefeitura. Essa verificação será por meio de instrumental competente, consoante com a legislação em vigor, a fim de constatar a existência de fatores considerados imprescindíveis para o manuseio de arma de fogo atestado em laudo psicológico conclusivo emitido por psicológico da Polícia Federal ou por esta credenciado.

O prazo para interposição de recursos é de dois dias úteis após a ocorrência do fato que lhe deu origem considerando a data inicial aquela da publicação/divulgação.

As Listas de Classificação Final dos candidatos habilitados na primeira fase será divulgada com a relação dos candidatos aptos.

Curso de Formação

Serão matriculados no curso de formação os primeiros 60 homens e 20 mulheres, habilitados na fase I - etapa III do concurso, sendo obedecida a ordem classificatória da etapa I. Os candidatos matriculados no Curso de Formação ficarão sujeitos às condições estabelecidas em Regulamentos específicos.

O curso de Formação será ministrado pela Prefeitura ou por sua ordem. O período de validade estabelecido para este Concurso não gera, para a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, a obrigatoriedade de aproveitar todos os candidatos aprovados no Curso de Formação. A aprovação gera, para o candidato, apenas o direito à preferência na nomeação, dependendo da sua classificação no Curso de Formação.

Os candidatos nomeados estarão sujeitos ao estágio probatório nos termos constitucionais com avaliação estabelecida em lei específica.

O prazo de validade do concurso público será de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público