O concurso público da Prefeitura de Peruíbe no estado de São Paulo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 9 mil candidatos que disputam 104 vagas para diversos cargos, com possibilidade de ingresso para candidatos de ensino fundamental, médio ou superior. Do total de vagas destinadas a cada cargo, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do concurso, 5% serão destinadas aos portadores de deficiência e 20% ficam para os candidatos afrodescendentes. Os salários oferecidos variam de acordo com o cargo e sua jornada de trabalho, chegando a R$ 5.144,65.

As oportunidades são para Auxiliar de Transporte, Agente de Desenvolvimento Infanto-Juvenil, Agente Social Escolar, Inspetor de Alunos, Secretário de Escola, Tradutor e Intérprete de Libras, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor Substituto de Educação Básica, Professor de Educação Básica I, Professor de Arte, Professor de Ciências, Professor de Educação Especial Deficiência Auditiva, Professor de Educação Especial Deficiência Mental, Professor de Educação Especial Deficiência Visual, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Supervisor de Ensino.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 27 de janeiro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50 pontos.

Haverá prova prático-pedagógica para os cargos de Diretor de Escola, Supervisor de Ensino e Coordenador Pedagógico terá caráter eliminatório e classificatório. A prova prático-pedagógica será avaliada de zero a 100 pontos, sendo que a pontuação mínima necessária para aprovação será de 50 pontos, ou seja 50% dos pontos possíveis, sendo excluído do Concurso Público o candidato que não obtiver a pontuação mínima necessária. Serão corrigidas as provas prático-pedagógicas dos candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva e os empatados na última colocação. 

Para os candidatos ao cargo de tradutor e intérprete de Libras, haverá prova prática, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta de cor preta. Alerta-se que a eventual utilização de caneta de tinta de outra cor para o preenchimento da resposta poderá acarretar prejuízo ao candidato, uma vez que a nitidez do texto poderá ser prejudicada ao se digitalizar a resposta para a correção.

Serão convocados para a prova de títulos todos os candidatos considerados aptos nas provas objetiva e práticopedagógica, apenas para os cargos de Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor de Ensino, Professor Substituto de Educação Básica, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (Arte, Ciências, Educação Especial (DA - DV - DM), Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Língua Portuguesa, Matemática) e Professor Substituto de Educação Básica II - Educação Física.

O prazo para interposição de recurso será de três dias úteis, contados do primeiro dia útil imediatamente seguinte ao da data da divulgação, ou do fato que lhe deu origem.

Os candidatos considerados habilitados serão classificados, por cargo, em três listas, em ordem decrescente da pontuação final, sendo uma lista geral, e duas especiais (contendo o nome dos candidatos com deficiência e o nome dos candidatos negros e afrodescendentes), que serão publicadas no Boletim Oficial do Município, site da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe e site da Fundação Vunesp.

A convocação dos candidatos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados, observada, sempre, a necessidade da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe.

O concurso público terá prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público