O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) realizou provas objetivas de concurso no primeiro dia de maio. Após prorrogação das inscrições, o número de candidatos do certame passa de 67 mil. Lançado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o edital disponibiliza 21 vagas de nível médio e superior, com reserva de 5% a candidatos com deficiência.

Os candidatos de nível médio tentam as vagas de Técnico do Ministério Público, nas áreas Administrativa (16) e de Notificação e Atos Intimatórios (1). O salário incial desse profssionais é de R$ 4.382,84. Já os candidatos graduados disputam as vagas de Analista do Ministério Público, nas áreas Administrativa (3) e Processual (1), cargos que têm remuneração inicial de R$ 7.139,16. Todos os cargos oferecidos pelo MP-RJ têm jornada de 40 horas semanais.

Provas

As provas escritas objetivas foram aplicadas para todos os cargos em 1° de maio, nas cidades cariocas de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda. As provas exigiram, além de conhecimentos de língua portuguesa e raciocínio lógico-matemático, conhecimentos sobre Organização do Ministério Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Administração Geral, Administração Pública e Contabilidade Pública, Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, Direito Administrativo e Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal, entre outras disciplinas, variando conforme cargo almejado. Essa será a única etapa avaliativa e as notas finais serão obtidas da soma de acertos entre as questões de Grupo I e de Grupo II.

[RANKING]

Gabaritos

A FGV não divulgou a data para a publicação dos gabaritos provisórios, porém você pode acompanhar todas as atualizações do concurso pela janela abaixo. O prazo recursal será de dois dias úteis, contando do dia seguinte ao de publicação.

O prazo de validade estipulado pelo Ministério Público para o concurso é de 18 meses após sua homologação. Esse período pode ser porrogado uma vez, se for do interesse da instituição.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe abaixo a divulgação dos gabaritos: