O Corpo de Bombeiros do estado do Tocantins está realizando concurso público para prover 100 vagas em cargos de Soldado do quadro de Praças Bombeiro Militar. Cargo exige nível médio e especificações descritas em edital, sendo 10 vagas para o sexo feminino e o restante para homens.

Provas de Soldado QPCM

São mais de 10,6 mil inscritos para a função que oferece salário de até R$ 3.228,28 após aprovação e formação em Curso de Formação a serem avaliados por meio de 07 etapas, sendo elas:

- Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha;
- Prova Discursiva;
- Exame de Capacidade Física;
- Avaliação Psicológica;
- Exames Médico e Odontológico;
- Investigação Social;
- Curso de Formação de Soldados.

As provas objetivas se iniciaram em 06 de outubro de 2013, nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi (locais em anexo), das 08 às 13 horas, constituídas de:

- Língua portuguesa 20 questões;
- Raciocínio Lógico 10 questões;
- Conhecimentos regionais e atualidades 10 questões;
- Informática básica 10 questões;
- Normas do CBMTO 10 questões.

As questões de português valem 02 pontos e as demais apenas 01. Serão aprovados aqueles que atingirem no mínimo 50% da nota total da prova objetiva.

A prova discursiva (simultânea a objetiva) vale 20 pontos, sendo corrigidas apenas as dissertações dos aprovados dentro de 05 vezes o número de vagas existentes.

As provas de capacidade física se darão em 14 a 15 de outubro de 2013, sendo convocados para esta etapa os 360 homens com melhores notas até o momento e 20 mulheres. A etapa será constituída por avaliação da estatura mínima exigida e depois procederá da seguinte forma:

- 1º dia:
a) flexão abdominal;
b) flexão de braços no solo;
c) natação 50 metros estilo livre.

- 2º dia:
a) subida na corda;
b) equilíbrio dinâmico;
c) corrida aeróbica de 12 minutos.

Aprovados nas etapas acima descritas passarão por etapas de provas eliminatórias apenas, sendo elas avaliação psicológica, médica e odontológica, investigação social e por último curso de formação, sendo a mesma classificatória. O Curso de Formação de Soldados terá duração média de sete meses e será realizado em Palmas-TO.

Recursos podem ser efetuados em até 02 dias após a divulgação da etapa a ser contestada, por meio de detalhes descritos em edital.

Gabarito Bombeiros-TO

O gabarito do concurso para Soldados dos Bombeiros-TO será divulgado em 09 de outubro de 2013, dia posterior as provas, sendo postado logo abaixo. Acompanharemos também o resultado das demais etapas do concurso, divulgando-os para vocês assim que forem disponibilizados.

Curta nossa página no facebook e receba as novidades deste e demais concursos.