O concurso público do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 10 mil candidatos. O certame pretende selecionar 150 candidatos para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia para o ano de 2021. As oportunidades são para ingresso nas especialidades Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

No último domingo, 22 de novembro, os candidatos realizaram as questões objetivas de Matemática, Física, Química, e uma Relação. A prova foi composta por 70 questões de múltipla escolha, divididas em 15 questões de Matemática, 15 questões de Física, 15 questões de Química, 15 questões de Português e 10 questões de Inglês. A prova da primeira fase teve a duração de 5 horas. As notas atribuídas às provas e às médias das provas estarão na escala de zero a dez, considerando-se até a quarta casa decimal, será considerado aprovado o concorrente que obtiver em cada um dos conjuntos de questões de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, pontuação igual ou superior a 4,0000 (quatro) na escala de 0,0000 (zero) a 10,0000 (dez).

Já na segunda fase serão aplicadas provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com 10 questões de cada matéria, e uma Redação de 20 a 28 linhas. Esta etapa teve a duração de 4 horas. Será considerado aprovado o concorrente que obtiver média das pontuações de Matemática, Física, Química e Português igual ou superior a 5,0000 (cinco pontos). A pontuação de Inglês não é classificatória, portanto, não entra no cálculo da média.

A média geral será composta pelas notas das quatro matérias da 2ª fase, que representarão cada uma, 20% da média. Os 20% remanescentes correspondem à média da 1ª fase. Na Tabela 2 é apresentado o percentual de cada prova para a composição da média geral.

Gabarito

A divulgação dos gabaritos das questões de múltipla escolha da primeira fase já está disponível, confira!

Serão considerados habilitados no exame de escolaridade os candidatos que obtiverem média geral, igual ou superior a 5,0000 (cinco), na escala de 0,0000 (zero) a 10,0000 (dez). A classificação final dos candidatos em cada uma das categorias (vagas para optantes e não optantes ao QOEng) será feita em ordem decrescente de média geral.

Os alunos do ITA, independentemente de ocuparem vagas para optantes ao QOEng da Ativa, ou não ocuparem, conforme a Legislação vigente, realizarão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) durante o primeiro ano fundamental, devendo, portanto, apresentar condições mínimas de saúde requeridas para o desempenho das atividades previstas. Os alunos optantes ao QOEng da Ativa continuarão a cursar o CPOR no 2º Ano Fundamental.

Condições Para a Matrícula no Ita e CPOR

Estará habilitado à matrícula no Curso de Graduação em Engenharia no ITA e, compulsoriamente no CPOR, o candidato que atender a todas as condições a seguir: ter cumprido todas as condições previstas para inscrição no Concurso de Admissão, ter sido aprovado em todas as fases da primeira etapa do Concurso de Admissão e apresentar-se no ITA na data a ser divulgada para Concentração Intermediária.

O Candidato selecionado, após ter sido aprovado com sucesso nas três fases da primeira etapa do Concurso, para que seja habilitado à matrícula no Curso Fundamental de Graduação em Engenharia do ITA e no CPOR, deverá ser homologado pela Junta Especial de Avaliação (JEA).

O candidato homologado para matrícula deverá acessar a página de Internet www.cpor.cta.br, opção "Cadastro", e preencher/enviar os itens apresentados.

O concurso de admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2021.

Acompanhe a divulgação do resultado do concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica