O processo seletivo da Força Aérea Brasileira que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 6 mil candidatos. O certame busca o preenchimento de 314 vagas para o exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos para o segundo semestre do ano de 2022 (EA CFS 2/2022). As vagas são para especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. Após a conclusão do curso de formação, o candidato será declarado Terceiro Sargento, com soldo fixado em R$ 3.825,00.

As provas escritas são de caráter classificatório e eliminatório e serão avaliadas em uma escala de zero a 10,0000 (dez), considerando-se para o cálculo todas as casas decimais, exibindo-se em divulgações até a casa décimo-milesimal. Para ser considerado aprovado o concorrente deverá obter pontuação igual ou superior a 5,0000.

Gabarito

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 16 de novembro, através do site da EEAR, e os gabaritos oficiais saem em 14 de dezembro, pelo site do órgão.

Próximas etapas

Após aprovado na prova escrita, os candidatos realizarão Inspeção de Saúde - INSPSAU, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, é destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o curso.

Haverá Exame de Aptidão Psicológica - EAP, de caráter eliminatório e classificatório. Esse avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para o desempenho as atividades previstas. O EAP será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos expedidos por aquele Instituto e na NSCA 38-20 (Normas Reguladoras das Avaliações Psicológicas).

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico - TACF, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicado para os candidatos aprovados nas etapas anterior. Este, tem o objetivo de avaliara a resistência e o vigo físico, por meio de exercícios físico, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso.

A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples de cada um deles.

O prazo para a interposição de recursos será de dois dias úteis, contados do primeiro dia subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS)

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EEAR, passa à situação de Aluno, situação essa a ser mantida durante todo o Curso de Formação. O Aluno do CFS é militar da ativa, com precedência hierárquica prevista na Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares).