A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou no dia 29 de outubro as provas objetivas do grande concurso público que irá preencher 1.000 vagas no cargo de Soldado Combatente da PM do estado. No total foram cerca de 57.300 candidatos que participaram. As vagas exigem formação de ensino médio completo, altura mínima descalço e descoberto, de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além de ter idade entre 18 e 30 anos na data de matrícula no curso de formação.

Enquanto o aluno estiver realizando o curso de formação terá remuneração de R$ 1.367,15, passando para R$ 3.522.88 após o término do curso e efetivação no quadro.

As provas objetivas foram realizadas nas cidades de Maceió e Arapiraca, e tiveram caráter eliminatório e classificatório. Estas foram compostas por duas etapas, sendo uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos. No total elas somam 120 pontos, e para ser aprovado o candidatos precisa obter no mínimo 10 pontos em conhecimentos básicos, 21 em conhecimentos específicos e no mínimo 36 pontos no total das questões.

O gabarito preliminar das provas objetivas foi divulgado na terça-feira, 31, pelo Cespe. Já os resultados sairão nesta segunda-feira, 27 de novembro, pelo Diário Oficial do Estado de Alagoas e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_al_17_soldado.

A próxima etapa do certame será de avaliação médica de saúde mental e física. Serão convocados para participar, os candidatos aprovados e classificados nas provas objetivas até a 1.800ª posição. Quem não for convocado estará eliminado do concurso público. Se considerado apto nessa fase, a próxima etapa será de teste de aptidão física, e sucessivamente os candidatos aptos serão convocados para última fase que será de comprovação documental e investigação social.

O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado preliminar terá das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do quinto dia útil para encaminhar, a contar do dia subsequente ao da divulgação. Esses deves ser feitos no site da organizadora, devidamente fundamentados, identificados e seguindo as regras presentes no edital do concurso.

As demais interposições referentes as outras etapas do certame, terão regras e prazo disponibilizados individualmente no respectivo edital de resultado provisório.

A nota final do concurso público será a soma da nota de todas as etapas. A Homologação será feita apenas com os candidatos classificados dentro do número de vagas previstas no edital. 

O prazo de validade do concurso será um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público