O concurso público da Polícia Militar de Alagoas, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 28 mil candidatos que disputam 500 vagas no cargo de Soldado Combatente da Polícia Militar. Durante o curso de formação o Soldado Aluno receberá salário de R$ 1.453,14, passando a ter proventos de R$ 3.744,47 após a conclusão do Curso de Formação de Praças. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 30 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 120 pontos, sendo considerado habilitado os concorrentes que obtiverem pontuação igual ou superior a 36 pontos.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva foram divulgados nesta terça-feira, 2 de outubro, a partir das 19 horas, através do site da organizadora. 

Os candidatos aprovados e classificados na prova objetiva até a 600ª posição, respeitados os empates na última colocação, serão convocados para a avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório, e para preenchimento da ficha de informações confidenciais (FIC), para fins da comprovação documental e investigação social. Os candidatos não convocados para a avaliação médica das condições de saúde física e mental serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

Os candidatos considerados aptos na avaliação médica das condições de saúde física e mental serão convocados para o teste de aptidão física. Este, de caráter eliminatório, constará de cinco provas, a serem realizadas em três dias distintos, independentemente da ordem dos exercícios nos respectivos dias. O teste de aptidão física visa avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação e para desempenhar as tarefas típicas da atividade policial militar.

Os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física terão seus documentos avaliados, se comprovados, serão submetidos à investigação social. A comprovação documental, de caráter eliminatório, exigirá dos candidatos a entrega da documentação comprovatória na data e local, definidos pelo Cebraspe.

O candidato poderá interpor recurso, por meio de link específico, em data e em horários a serem informados na ocasião da divulgação do objetivo de recurso.

A nota final no concurso será a nota final na prova objetiva.

Após o cálculo da nota final no concurso e aplicados os critérios de desempate, os candidatos serão listados em ordem de classificação de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Curso de Formação

Durante o Curso de Formação de Praças, como Soldado Aluno, o candidato irá exercer atividade estudantil, em regime de internato ou semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Manual do Aluno do CFP/PMAL e diretrizes de ensino da Diretoria de Ensino da PMAL.

Após a conclusão do Curso de Formação, como Soldado Combatente, deve exercer atribuições inerentes ao Soldado Combatente, com atribuições e deveres, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes, participando e promovendo a segurança pública por meio de execuções em ações e operações.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público