As provas objetivas da SUSAM-AM - que foram prorrogadas em função das cheias em rios do estado - foi aplicada no dia 24 de agosto em 61 municípios do estado do Amazonas. O certame teve ao todo 249.551 candidatos inscritos, sendo 143.806 para cargos de nível fundamental, 56.845 para cargos de nível médio e 48.900 para cargos de nível superior.

O concurso visa o preenchimento de 11.646 vagas nos quadros da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia "Alfredo da Matta" (FUAM), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), Fundação de Medicina Tropical "Dr. Heitor Vieira Dourado" (FMT/ HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/ AM) e a Fundação Hospital "Adriano Jorge" (FHAJ). Oportunidades estão distribuídas por todo o estado. Os salários oferecidos aos candidatos nomeados vão de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45.

A responsável pela organização do concurso foi a Fundação Getúlio Vargas, que também foi a responsável pelas provas que aconteceram no dia 24. A Prova Escrita Objetiva foi composta de 40 a 60 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta. A pontuação dada a cada prova variou de acordo com a escolaridade do candidato e o cargo pretendido, entre 50 e 90 pontos e as avaliações versaram sobre Língua Portuguesa, Matemática, Princípios e Organização do SUS e Conhecimentos Específicos. Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que acertou no mínimo 30 questões do total da prova.

A Avaliação de Títulos será aplicada para os candidatos de nível supérior aprovados nas Provas Objetivas, em número correspondente ao dobro do quantitativo do total de vagas/município/entidade. Esta Avaliação valerá, no máximo, 10 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esse valor.

A Nota Final será a soma das notas obtidas na Prova Escrita Objetiva e na Avaliação de Títulos. A classificação final foi obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso.

Gabaritos e Resultados

Os  gabaritos oficiais da Prova Escrita Objetiva foram divulgados na janela abaixo em agosto e o resultado preliminar foi divulgado na quarta-feira, dia 17 de setembro. O candidato que desejar interpor recurso disporá de dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado.