O concurso público do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 26 mil candidatos que disputam 110 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de Agente Penitenciário e Educador Social Penitenciário. Do total de oportunidades em cada cargo, 80% serão para homens e 20% para mulheres. As funções exigem apenas certificado de conclusão de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. O salário dos cargos será de R$ 3.318,64.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 9 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitados os concorrentes que obtiver pontuação igual ou superior a 50 pontos.

Gabarito

A divulgação do gabarito e das questões da prova objetiva no site da Fundação Carlos Chagas, será a partir das 17 horas desta segunda-feira, 10 de dezembro de 2018.

Serão convocados para a etapa de Exame de Aptidão Física, os candidatos aprovados na primeira fase. Este, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, será realizado na forma do edital de convocação, sendo conduzido por subcomissão designada para este fim específico, e visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias da função dos cargos. 

O candidato aprovado na etapa anterior será convocado conforme prescrições e cronograma constante em edital convocatório, para comparecer à etapa - Exame Documental, de caráter eliminatório, munidos de duas fotos 3x4 e dos documentos descritos no edital. Quando da convocação por edital específico, a Secretaria de Estado da Administração poderá exigir outros documentos além dos previstos no edital. 

Haverá também Exame de Saúde, de caráter classificatório e eliminatório. Nesta fase, será avaliada a condição física com o objetivo de verificar as condições de saúde e constituição física em relação ao desempenho das tarefas inerentes a carreira pleiteada. Por ocasião do Exame Documental o candidato será encaminhado à Divisão Geral de Perícia Médica do Estado do Amapá. Em razão do resultado, o candidato que comparecer será julgado Apto ou Inapto.

Serão convocados para a etapa de Avaliação Psicológica, os candidatos aptos na etapa de exame de saúde. Esta, tem por objetivo analisar as condições psicológicas do candidato, suas características e aptidões para frequentar o Curso de Formação Profissional, bem como desenvolver as atividades inerentes ao cargo escolhido. Em razão d esta fase, o candidato será julgado apto ou inapto. O candidato inapto será eliminado do Concurso Público.

Os candidatos passarão também por uma etapa de investigação social, de caráter unicamente eliminatório. Esta, será realizada a partir de informações constantes de formulário específico divulgado posteriormente, a ser preenchido e assinado pelo candidato. A investigação social, vai se estender até a posse do candidato. Nesse período, o candidato que incorrer em conduta ou condição capaz de torná-lo não recomendado para a função policial será eliminado do concurso.

Curso de formação

Serão matriculados inicialmente no Curso de Formação, até o limite de vagas ofertadas em conformidade e os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores.

Será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração conjuntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Instituto de Administração Penitenciária, a realização do Curso de Formação. Será eliminado, o candidato que obtiver frequência acadêmica inferior a 80% da carga horária, bem como média final inferior a 70%, por disciplina.

Enquanto matriculado e frequentando o Curso de Formação Profissional o candidato terá direito a receber mensalmente, a título de auxílio financeiro, o valor correspondente a 50% do vencimento inicial do respectivo cargo. Após publicação do resultado do Curso de Formação Profissional, será oportunizado o prazo até dois dias úteis para a interposição de recurso.

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de até dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do referido evento.

O resultado final do concurso será divulgado por meio de duas listas, lista contendo a classificação de todos os candidatos habilitados por cargo/código de opção, inclusive os inscritos como candidatos com deficiência, desde que obtenha pontuação/classificação necessária para tanto e lista contendo a classificação exclusivamente dos candidatos habilitados por cargo/código de opção inscritos como candidatos com deficiência. 

Na divulgação dos resultados no Diário Oficial do Estado, constarão apenas os candidatos habilitados por cargo/código de opção.

O concurso público terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. Veja o edital do concurso.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público