O concurso público da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de mil candidatos que disputam 5 vagas no cargo de Procurador do Estado de Classe I. As vagas exigem formação superior em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá e que tenham, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada. O salário do cargo é de R$ 22.213,43.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 2 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas na escala de zero a dez, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% de acertos do total da prova.

Gabarito

A divulgação do gabarito e das questões da prova objetiva será nesta segunda-feira, 3 de setembro, a partir das 17 horas, no site da Fundação Carlos Chagas.

Os concorrentes aprovados nas provas objetivas serão convocados para realização das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para ocorrem nos dias 18 e 18 de novembro. Participaram desta fase os aspirantes classificados até a centésima posição, respeitados os empates nesta última colocação, e todos os candidatos com deficiência. Esta, será composta de duas provas discursivas (P1 e P2), aplicadas em dias distintos e sucessivos, com duração, cada uma, de 4 horas. A P1 compreenderá a elaboração de uma peça processual e a prova discursiva e a P2 compreenderá a elaboração de 4 questões discursivas. 

Os candidatos aprovados nas provas discursivas deverão dirigir seus requerimentos de Inscrição Definitiva, como condição de permanência no certame, ao Presidente da Comissão, na sede da Procuradoria Geral do Estado do Amapá, situada na Av. Antonio Coelho de Carvalho, nº 396 - Bairro: Centro, CEP: 68.900-015, Macapá/AP, no período definido no Edital de Convocação específico para essa inscrição.

Os candidatos que tiveram a Inscrição Definitiva Deferida, serão convocados para a prova oral, que será realizada em sessão pública, com sorteio dos pontos na presença do candidato, por ocasião de sua realização. Esta, de caráter eliminatório e classificatório, tem como objetivo aferir o conhecimento do tema proposto; poder de síntese; emprego da linguagem técnico-jurídica; uso correto do vernáculo do candidato ao cargo de Procurador de Classe I do Estado do Amapá. Durante a sua realização, cada examinador atribuirá ao candidato nota de zero a 10. Considerar-se-ão habilitados para a próxima fase os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco nas notas atribuídas por cada membro da banca examinadora e nota final igual ou superior a seis, considerando a média aritmética das notas atribuídas por todos os membros da banca examinadora.

Todos os concorrentes também passarão por avaliação de títulos, a documentação referente a essa etapa deverá ser apresentada de acordo com os critérios estabelecidos no edital. A avaliação dos títulos será feita pela Fundação Carlos Chagas e o seu resultado será publicado no Diário Oficial do Estado do Amapá e divulgado no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas. A soma dos títulos não poderá exceder o total de cinco pontos. 

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

A nota final do candidato será apurada pela soma das notas da prova objetiva com a média das provas discursivas e a média da prova oral, acrescida a pontuação conferida aos títulos.

O ingresso na carreira de Procurador do Estado é privativo de advogado com inscrição definitiva na Ordem dos Advogados do Brasil.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público