A Empresa Baiana de Ãguas e Saneamento - EMBASA, realizou no último domingo, 09, as provas objetivas do concurso público que visa ao preenchimento de 600 vagas de níveis médio, técnico e superior, com lotação em mais de 60 cidades do estado. São cerca de 149,8 mil candidatos que disputam as vagas. As provas foram realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Das oportunidades oferecidas, 5% são destinadas a candidatos portadores de deficiência, exceto para os cargos de Operador de Processos de Ãgua e de Esgoto e Agente Operacional, devido às particularidades das atividades.

A remuneração salarial oferecida para os cargos, varia entre R$ 1.122,84 e R$ 6.793,31.

O concurso é composto por provas objetivas, discursivas, de títulos e de aptidão física. A prova escrita, composta por 30 questões de conhecimentos gerais, valendo 1 ponto cada; 30 de conhecimentos específicos, valendo 1,5 cada e uma questão discursiva que vale 30 pontos. Os candidatos que concorrem as vagas de Agente Operacional e Operador de Processos de Ãgua e de Esgoto não tiveram a questão dissertativa inclusa na prova. 

Será considerado aprovado o candidato que alcançar no mínimo 60% da nota na prova objetiva, e 60% da nota na questão dissertativa. 

O gabarito preliminar das questões objetivas foi divulgado na segunda-feira, dia 10 de julho. 

Serão convocados para prova de títulos os candidatos habilitados na prova discursiva nas funções de nível superior. Esses deverão preencher o formulário de cadastro de títulos disponível no endereço eletrônico www.ibfc.org.br e encaminhar uma avia juntamente com os documentos comprobatórios, via Sedex, ao IBFC (Rua Waldomiro Gabriel de Mello, 86 - Chácara Agrindus - Taboão da Serra/SP - CEP: 06763-020), indicando como referência no envelope "títulos - embasa".

A Prova de Aptidão Física será realizada pelos candidatos que disputam as vagas de Agente Operacional e Operador de Processos de Ãgua e de Esgoto. Essa, consistirá em três testes físicos para ambos os sexos, barra fixa, Dinamometria Dorsal (Força Muscular) e Corrida de Resistência. O tempo e repetições dos exercícios será diferente conforme o sexo do candidato. Quando considerado inapto em qualquer um dos testes físicos, o candidato não dará continuidade aos demais, sendo, portanto, automaticamente eliminado do concurso público.

Resultado Final deste certame será divulgado no dia 07 de gosto, por meio de 3 listas, sendo a primeira com a classificação geral de todos os candidatos, a segunda com classificação exclusiva de candidatos portadores de deficiente e a terceira exclusiva de candidatas negros. Essa serão publicadas no Diário Oficial do Estado da Bahia e disponibilizadas no site do IBFC www.ibfc.org.br. 

A validade do concurso para provimento dos cargos será de seis meses, podendo ainda ser prorrogado uma vez por igual período. 

Acompanhe o gabarito e resultado final do concurso público