O concurso público do Departamento da Polícia Técnica Científica (DPT-BA) que ocorreu no último final de semana, contou com, mais de 20 mil candidatos inscritos. O certame pretende preencher 456 vagas nas carreiras de Perito Criminal, Perito Médico Legista, Perito Odonto-Legista e Perito Técnico, de nível superior. Os salários ofertados variam de R$ 4.873,18 a R$ 12,065,35.

No último domingo, 11 de dezembro, ocorreram as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Estas, foram compostas por questões de múltipla escolha, com avaliação de zero a 150 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver cumulativamente, nota igual ou superior a 25,00 pontos na prova de conhecimentos gerais e 50,00 pontos na prova de conhecimentos específicos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira, 14 de dezembro de 2022 no endereço eletrônico do IDECAN.

Juntamente com as provas objetivas, os concorrentes realizaram provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 60,00 pontos.

Os candidatos que forem habilitados na prova discursiva concorrerão à prova de títulos, de caráter classificatório. Esta, será avaliada na escala de zero a 5,0 pontos. Os candidatos convocados deverão fazer o envio eletrônico dos documentos da Prova de Títulos, via link específico no endereço eletrônico do IDECAN.

O prazo para interposição de recurso será de dois dias úteis no horário das 10 horas do primeiro dia às 17 horas do último dia, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

A nota final será a soma das notas obtidas nas provas objetivas, na prova discursiva e na prova de títulos.

O resultado final deste Concurso Público será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, disponibilizado nos endereços eletrônicos do IDECAN e do Portal do Servidor onde constarão as notas finais dos candidatos aprovados, por ordem decrescente de nota final, por cargo, assim como a classificação por eles obtida.

Na hipótese de igualdade de nota final prevalecerá, para fins de desempate, após a observância do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), sucessivamente, o candidato que:

  • obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos gerais;
  • obtiver maior nota na prova discursiva;
  • tiver exercido, efetivamente, a função de jurado, nos termos do art. 440 do Código de Processo Penal, no período compreendido entre a data de entrada em vigor da Lei federal nº 11.689, de 09 de junho de 2008 e a data de término das inscrições para este Concurso, conforme o item 6.2 deste Edital.
  • for o candidato mais velho, observando-se a data de nascimento, considerando dia, mês e ano (no caso de ainda persistir o empate).

A homologação ocorrerá no prazo máximo de 20 dias, contados da publicação do Resultado Final.

Para efeito de nomeação, o concurso terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado ainda uma única vez, por igual período.