O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizou no domingo, dia 22, as provas objetivas do concurso público que tem a finalidade de preencher 61 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de Assistente Técnico-Administrativo e Analista Técnico, carreiras de nível médio e superior. O concurso é organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e o edital reserva ainda 3 vagas para os candidatos portadores de deficiência e 15 vagas para os candidatos negros.

No total foram cerca de 35.627 candidatos que realizaram as provas, e diputam as vagas que tem remunerações entre R$ 3.284,83 e R$ 5.917,44, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

As provas objetivas foram realizadas na cidade de salvador/BA, no último final de semana. Essa era de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos, compostas por questões 60 ou 70 questões de múltipla escolha, dependendo do cargo. Cada questão vale um ponto, e será considerado classificado o candidato que acertar no mínimo 40% das questões em cada área de conhecimento- conhecimentos básicos e conhecimentos específicos-, e ainda acertar no mínimo 50% do total de questões da prova. 

O gabarito preliminar das questões objetivas deve ser divulgado no site da organizadora na segunda-feira, dia 23.

Junto com a prova objetiva, todos os candidatos realizaram a prova de redação, mas serão corrigidas apenas dos candidatos aprovados na fase objetiva e classificados dentro de limite de 20 vezes o número de vagas oferecidas por cargo. Essa também será de caráter eliminatório e classificatório, e tem nota máxima de 20 pontos. 

Para se chegar a essa nota, serão levados em consideração como critério de avaliação a abordagem do tema, valendo 8 pontos; a progressão textual, valendo 7 pontos; a seleção vocabular, valendo 2 pontos; e a norma culta, valendo mais 3 pontos. 

O certame ainda terá avaliação de títulos, apenas para os cargos de nível superior. Serão analisados os documentos dos candidatos aprovados na fase de redação, e classificados em até 10 vezes o número de vagas oferecidas por cargo. Essa fase será de caractere classificatório, tendo nota máxima de 10 pontos. 

Os títulos deverão ser apresentados em suas vias originais ou por meio de cópias autenticadas em cartório, anexando formulário próprio para entrega de títulos, devidamente preenchido e assinado, que será oportunamente disponibilizado no site www.fgvprojetos.fgv.br/concursos/mpba2017, juntamente com o edital de convocação específico para esta etapa. Os documentos para análise deverão ser enviados no período previsto de 05 a 11 de janeiro de 2018, via SEDEX ou Carta Registrada, para a FGV - Caixa Postal nº 205 - Muriaé/MG - CEP: 36880-970. 

Caberá interposição de recurso contra os atos do certame, quando devidamente fundamentados e encaminhados dentro do prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo. Devendo ser feito seguindo as regras do edital. 

O resultado final do concurso público será a soma das notas de todas as etapas. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos, e divididos em três listas, sendo um geral, com todos os aprovados, uma somente com os aprovados na condição de pessoa com deficiência e outra apenas com candidatos aprovados negros. 

O período de validade do certame será de18 meses, contado da data de sua homologação, podendo este prazo, ser prorrogado por mais uma vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público