Foi realizada no final de semana a primeira fase do certame que visa preencher 2.750 vagas para cargo de Soldado no governo do estado da Bahia. Dessas, 2 mil são para o cargo de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Do total de oportunidades oferecidas, 259 são para mulheres, o restante para homens, e ainda 30% reservadas para candidatos negros. 

A função exige nível médio, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e de 1,55m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria "B".

Durante o período de realização do curso de formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o candidato matriculado na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA receberá, a título de bolsa de estudo, o equivalente a um salário mínimo (RS 937,00). Após a formação o salário será de R$ 2.585,05, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As provas objetivas e discursivas foram realizadas no domingo, dia 06, por mais de 141 mil candidatos, a avaliação era composta por 30 questões de conhecimentos gerais, valendo 1 ponto cada, mais 50 questões de conhecimentos específicos, valendo 1,4 e ainda uma questão discursiva, valendo 100 pontos. No total o candidato pode somar nota máxima de 200 pontos, sendo considerado aprovado se alcançar no mínimo 60% de acerto nas questões objetivas e também na dissertativa. 

O gabarito preliminar da prova objetiva é divulgado na segunda-feira, dia 07, no site da organizadora. 

Para os candidatos que desejarem interpor recursos, o prazo será de dois dias úteis após a publicação do ato em que gerou desacordo, no site do IBFC- www.ibfc.org.br,  seguindo as instruções contidas. 

O resultado final do concurso será a soma das notas da prova objetiva e discursiva, sendo divulgado no dia 29 de setembro de 2017, no Diário Oficial do Estado da Bahia, no site do IBFC- www.ibfc.org.br, e no site do Portal do Servidor- www.portaldoservidor.ba.gov.br, por meio de duas listas em ordem decrescente, a primeira de ampla concorrência, contendo todos os candidatos, e uma segunda lista com habilitados para vagas reservadas aos candidatos negros. 

Após a publicação do resultado final do concurso público e a sua homologação, a Polícia Militar da Bahia e o Corpo de Bombeiros Militar convocarão, através de edital, os candidatos aprovados dentro do número de vagas para realização dos Exames Pré-Admissionais, que consistem em Avaliação Psicológica, Exames Médicos-Odontológicos, Teste de Aptidão Física, Exame de Documentação e Investigação Social. 

Serão matriculados no Curso de Formação, na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, os candidatos considerados aptos em todos os exames pré-admissionais. 

O concurso público terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Secretário da Administração do Estado da Bahia, do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia e do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público