A Secretaria de Educação do estado da Bahia (SEC-BA) realiza grande processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Cinco editais somam 4.986 vagas em cargos com exigência de escolaridades média e superior. A divulgação do gabarito acontece 24 horas após a aplicação das provas objetivas.

Pelo edital 01/2017 são 676 vagas para Professor da Educação Profissional nas áreas de Meio Ambiente, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Bioquímica, Administração, Finanças, Cozinha, Agricultura, Agroecologia, Agropecuária, Pecuária, Pesca, Segurança, Informática, Turismo, Edificações, Alimentos, Logística, Zootecnia, Biotecnologia, Desenho de Construção Civil, Teatro, Química, Biocombustíveis, Farmácia, Energias Renováveis, Geologia, Serviços Jurídicos, Design de Móveis, Hospedagem, Recursos Humanos, Preceptor de Estágio Enfermagem, e outras funções.

O edital 02/2017 abre 655 vagas nos cargos de Técnico de Atendimento Educacional Especializado, Tradutor/Intérprete de Libras, Cuidador Educacional, Braillista e Instrutor de Libras.

O edital 03/2017 disponibiliza 211 vagas para Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Filosofia, Professor de Sociologia, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Literatura, Professor de Inglês, Professor de Espanhol, Professor de Artes, Professor de Educação Física, Professor de Química, Professor de Física, Professor de Biologia e Professor de Matemática.

O edital 04/2017 oferta 961 vagas para Técnico de Nível Médio/ Mediador, função que exige formação de nível médio completo e certificado de realização do curso de Capacitação de Mediadores em Ambiente Virtual Moodle. 

Por fim, o edital 05/2017 tem abertura de 2.483 vagas para Professores nas disciplinas de Artes, Educação Física, Português, Inglês, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química, Matemática e Física. 

Os salários iniciais das funções variam entre R$ 989,92 e R$ 1.407,14.

Provas e gabaritos

Após adiamento, as provas objetivas aconteceram em 7 de maio, nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitoria, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista. As provas foram compostas de questões de conhecimentos básicos e específicos.

Alguns cargos preveem ainda etapas prática ou de títulos, de acordo com o cargo em disputa.

Os gabaritos preliminares do certame estão previstos para o dia 8 de maio, no site do Ibrae. O prazo para interposição de recursos fica aberto nos dois dias úteis seguintes.

A validade da seleção será de um ano, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado do processo seletivo