O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Instituto de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento Municipal - IEPDM, realiza processo seletivo que visa preencher 102 vagas de estágio no órgão, destinadas a candidatos de nível médio e superior.  Do total de vagas abertas, 17 serão reservadas para as pessoas com deficiência e 40 para os candidatos negros.

Foram mais de 3,7 mil concurseiros tentando as vagas de estágio disponibilizadas pelo Ministério Público.

Provas e soma de pontos

As provas objetivas foram todas realizadas no domingo (11/06). Para as vagas destinas a candidatos de ensino médio, a prova objetiva era composta por 20 questões de língua portuguesa, cada uma valendo 2,0 pontos, 15 de matemática valendo 1,0 ponto cada e mais 15 de conhecimentos gerais valendo 3,0 pontos. No final a nota máxima que pode ser alcançada é de 100 pontos.

Para os candidatos de nível superior, que buscam o estágio, a prova era composta de 15 questões de língua portuguesa, cada uma valendo 3,00 pontos, mais 15 de Direito Constitucional e Legislação Especial, 15 de Direito Penal e Direito Processual Penal e 15 de Direito Civil e Direito Processual Civil, ambas valendo um ponto cada. No final a soma total pode chegar a 90,00 pontos.
Para todas as funções a prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. A nota final do concurso será igual a nota da prova objetiva.

Gabarito e resultado 

O gabarito preliminar para cada função será divulgado no dia 12 de junho no endereço eletrônico www.idmconcursos.com.br.

O resultado final do Processo Seletivo, será homologado pelo Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia e disponibilizado no quadro de avisos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, e nos endereços eletrônicos www.mpba.mp.br e www.idmconcursos.com.br, em três listas, sendo: a primeira por Função, em ordem classificatório de todos os candidatos, a segunda somente com a classificação dos Candidatos com deficiência e a terceira somente com os Candidatos autodeclarados negros.

A seleção para estagiários do Ministério Público terá prazo de validade de um ano, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do processo seletivo.