O concurso público da Polícia Civil da Bahia, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 48 mil candidatos, que disputam 1.000 vagas em cargos de investigador, Delegado e Escrivão. A remuneração inicial é fixada em R$ 11.389,96 para Delegado e R$ 3.915,85 para Investigador e Escrivão de Polícia, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

São 48.018 inscritos, conforme informação divulgada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, sendo 10.625 para Delegado, 2.422 para escrivão e 34.971 para investigador.

Serão 82 vagas abertas para Delegado de Polícia Civil, cargo que exige Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito reconhecido pelo MEC; 880 vagas para Investigador de Polícia Civil, que exige Graduação de nível superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B"; e 38 vagas para Escrivão de Polícia Civil que também exige graduação de nível superior completo em qualquer área de formação.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 22 de abril, contaram com questões de múltipla escolha e serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos. Será considerado habilitado o candidato que, cumulativamente, obtiver na soma dos pontos nota igual ou superior a 70 pontos.

Gabaritos PC-BA

Os gabaritos preliminares sairão na segunda-feira, dia 23 de abril, pelo site da Vunesp. O resultado preliminar está previsto para 25 de maio. Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data.

A segunda etapa do certame, contou com uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório e que será avaliada na escala de zero a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.

A terceira etapa do concurso contará com o exame biomédico, para todos os candidatos considerados aprovados nas etapas anteriores. Este, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar o exercício das atividades típicas do cargo a que concorre. 

A quarta etapa, contará com o teste de aptidão física, para os cargos de Delegado de Polícia, de Investigador de Polícia e de Escrivão de Polícia, de caráter eliminatório, visa avaliar o condicionamento físico do candidato, de acordo com as atribuições de cada cargo. Para ser considerado apto, o candidato deverá atingir o índice mínimo exigido em cada um dos testes descritos no edital, considerando os parâmetros definidos na tabela de desempenho.

Outra etapa será composta por um exame psicotécnico, este é um processo técnico e científico e será realizado por meio de metodologias e técnicas específicas, sendo empregado os procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. 

A sexta etapa, será uma prova de títulos, que valerá no máximo 4 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos entregues seja superior a este valor. Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo, no horário e no local estipulados no edital.

Já a sétima e última etapa do concurso, será composta por uma investigação social e de conduta pessoal. Nesta etapa, será feita uma investigação social e de conduta pessoal, de caráter eliminatório, que se estenderá até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

A nota final dos candidatos habilitados corresponderá à nota obtida nas provas objetivas somada a nota obtida na prova discursiva e acrescida dos pontos atribuídos aos títulos, obedecidos os critérios pré-estabelecidos.

Curso de Formação

Após a publicação do Resultado Final do Concurso Público e de sua Homologação, os candidatos aprovados dentro do número de vagas definidas no edital serão convocados para o Curso de Formação de Policiais Civis, requisito básico para o ingresso nas carreiras de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia.

O Curso de Formação de Policiais Civis, de caráter eliminatório, será realizado sob a responsabilidade exclusiva da Academia de Polícia Civil - ACADEPOL será regulado pelas normas administrativas dessa Academia e legislação pertinente. Durante a realização do Curso de Formação, os alunos receberão ajuda de custo no valor correspondente a 50% do vencimento básico da classe inicial do cargo.

O concurso público terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo, antes de esgotado o prazo de validade, ser prorrogado uma vez, por igual período.