O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará esta com concurso público em andamento para prover 300 vagas em curso de formação de Soldados e Tenentes. Provas objetivas acontecem neste domingo (16) aplicadas pelo Cespe (locais em anexo).

Estão inscritos no concurso 11.296 candidatos, sendo 9.422 para a função de Soldados e 1.876 para o cargo de Tenentes.

As vagas são para candidatos de nível médio e superior e os salários variam entre R$ 2.638,61 e R$ 4.121,78. Das 300 vagas, 30 são para o cargo de oficial tenente, que exige ensino superior e as outras 270 são para o cargo de soldado, que exige diploma de ensino médio.

O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: Provas objetivas; exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico; avaliação psicológica; avaliação de capacidade física; investigação social; curso de formação profissional. As provas que ocorrem neste domingo fazem parte da primeira etapa, de provas objetivas, que serão constituídas da seguinte maneira:

Duas provas objetivas que, de caráter eliminatório e classificatório que valerão 120,00 pontos e abrangerão conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será "certo" ou "errado".

A nota em cada item das provas objetivas será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas. Para ser aprovado o inscrito deve somar ao menos:

- 10 pontos de conhecimentos gerais;

- 21 pontos de conhecimentos específicos;

- 36 pontos no total da prova.

As etapas de Exames médico-Odontológicos, Biométricos E Toxicológicos são apenas eliminatórias, considerando o candidato apenas apto ou inapto. Só serão constados paras estas etapas os aprovados na etapa objetiva.

Os candidatos não eliminados nos exames médico-odontológicos, biométricos e toxicológicos serão reordenados por sexo de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas. De acordo com suas notas eles serão então convocados para o curso de formação.

Em caso de alguma dúvida quanto a este concurso confira seu respectivo edital de normas, onde contam também as informações referentes a efetuação de recursos.

Gabarito

O gabarito deste concurso será postado logo abaixo no dia 18 de fevereiro, constando das respostas corretas aos cadernos de provas aplicados a todos os cargos. Ao portar os gabaritos os inscritos poderão quantificar notas preliminares na etapa objetiva e averiguar notas na etapa objetiva.