A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, juntamente com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS-CE), realizou no domingo, dia primeiro, as provas objetivas do concurso público regido pelo edital n. 01/2017 que visa preencher 1.000 vagas no cargo de Agente Penitenciário, sendo 150 para candidatas do sexo feminino e 850 vagas para candidatos do sexo masculino. No total foram 76.945 aspirantes disputando as vagas do certame. 

O cargo exige conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio, em instituição reconhecida pelo MEC e tem salário de R$ 3.747,29 por carga horária de 40 horas semanais, ou ainda em regime de plantão, com 12 horas corridas.

As provas objetivas eram compostas por 60 questões divididas entre língua portuguesa, noções de informática, noções de direito, direitos humanos e cidadania, legislação especial e conhecimentos específicos. As questões valem entre 0,5 e 1,5 cada, somando no total 74 pontos nessa fase. Para ser aprovado o candidato deve somar no mínimo 37 pontos, que representa 50% da nota total.

O gabarito preliminar das questão deve ser divulgado no site da organizadora, na segunda-feira, dia 02 de outubro. 

Os candidatos aprovados e com melhor classificação, serão convocados para inspeção de saúde, composta por exames médicos, odontológicos e toxicológicos. Essa fase será de caráter eliminatório, aplicada exclusivamente na cidade de Fortaleza.

Os candidatos aprovados serão convocados para avaliação de capacidade física, e sucessivamente sendo considerados aptos, para avaliação psicológica e investigação social e funcional. 

A última fase se dará por um curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 200 horas e grade curricular que abrangerá conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a educação em serviços penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, do Ministério da Justiça - MJ. O curso de formação será oferecido em três turmas com aproximadamente 670 candidatos cada. 

Os candidatos que desejarem interpor recursos, terão prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que regou desacordo, para realizar exclusivamente no site da organizado- www.institutoaocp.org.br, seguindo as regras do edital. A divulgação do resultado acontece no dia 19 de outubro.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração da SEJUS-CE.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público