O concurso público da Secretaria de Educação do estado do Espirito Santo que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 21 mil candidatos que disputam 1025 vagas em cargos de nível superior na Secretaria de Educação. As oportunidades são para Pedagogo, Professor de Arte, Professor de Biologia/Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Espanhol, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Sociologia, Professor de Matemática, Professor de Física e Professor de Química. Os salários dos cargos variam entre R$ 1.982,55 e R$ 3.554,92, mais auxílio alimentação no valor de R$ 137,50, por carga horária semanal de 25 horas.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 18, contaram com questões dissertativas de múltipla escolha. A mesma de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada, totalizando 70 pontos, sendo um ponto por questão. Cada concorrente precisará ter no mínimo 30% de acerto na parte de conhecimentos básicos, 30% na área de conhecimentos específicos e 50% de pontos na soma das duas áreas de conhecimento. A divulgação do gabarito preliminar desta fase, será nesta segunda-feira 19 de março, a partir das 17 horas.

Para os concorrentes aos cargos de Professor e Pedagogo, também foi aplicada uma prova discursiva, que constará de duas questões e abordará sobre conteúdo programático, adequado às atribuições do cargo, e consistirá de uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Serão avaliados a compreensão e o conhecimento dos temas, o desenvolvimento e a adequação da argumentação. Está etapa tem caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de zero a 50 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver nota igual ou superior a 25 pontos. 

A etapa seguinte do certame é a avalição de títulos, de caráter classificatório, aonde vão ser avaliados os títulos e os respectivos documentos comprobatórios, para fins de pontuação. Serão considerados títulos os diplomas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.  A avaliação dos títulos será feita pela Fundação Carlos Chagas, podendo a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) solicitar, a qualquer tempo, a apuração de sua autenticidade e o seu resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico da organizadora. 

Os candidatos aprovados serão ordenados de acordo com a nota obtida nas provas e serão convocados em função das necessidades do SEDU/ES. 

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

O resultado final do concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será publicado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER) em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) no Diário Oficial do Estado, bem como a Homologação final do concurso, prevista para o dia 21 de junho de 2018.

O Concurso Público terá validade de seis meses, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público