O concurso público da Polícia Civil do estado do Espirito Santo, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 16 mil candidatos que disputam 33 vagas, duas delas reservadas aos portadores de deficiência, no cargo de Delegado de Polícia. O salário e de R$ 10.058,56, por regime de trabalho de 40 horas por semana em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. Durante a realização do curso de formação profissional, os candidatos perceberão, a título de auxílio financeiro, o valor equivalente a 50% do salário-base.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 14 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas de em uma escala de zero a 120 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados nesta segunda-feira, 15 de julho, no endereço eletrônico da organizadora.

Será convocado para a realização da segunda etapa aprovado na primeira etapa, prova objetiva. Esta, de caráter eliminatório e classificatório, terá a pontuação máxima de 120 pontos. Será descontado da "peça prática" até 20 pontos na hipótese de o candidato cometer erros de natureza gramatical. Será eliminado do concurso público o candidato que não obtiver 50% da pontuação da prova discursiva.

O Exame de Aptidão Física aferirá a aptidão e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências das atribuições do cargo e consistirá teste físico previsto no edital. O candidato deverá comparecer no local do exame com trajes adequados - tênis, camiseta e calças, bermuda ou calção próprios para prática esportiva. O resultado do teste será registrado pelo examinador da ficha de avaliação do candidato, todos serão filmados e gravados. O candidato só conhecerá do resultado oficial do exame de aptidão física através do edital de divulgação do resultado provisório.

Somente será convocado para a fase "exame de sanidade física e mental" o candidato considerado apto na fase anterior e que atender a todos os requisitos deste edital. O exame será realizado mediante avaliação médica, sob a responsabilidade de junta médica, compreendendo exame clínico e avaliação de exames médicos. A avaliação objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao cargo.

Será convocado para a prova oral o candidato considerado apto na etapa anterior e que atender a todos os requisitos do edital. A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 20 pontos e versará sobre as matérias de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal. A prova oral será realizada em sessão pública com gravação de áudio ou qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reprodução, vedado o exame simultâneo de mais um candidato. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota na prova oral inferior a 10 pontos ou que não comparecer para a realização da prova.

Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova oral, respeitados os empates na última colocação. Esta, valerá 20 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. No ato de entrega dos títulos, o candidato deverá preencher assinar o formulário a ser fornecido, no qual indicará a quantidade de folhas apresentadas, apresentar cópia autenticada em cartório ou original de cada título entregue. Os documentos apresentados não serão devolvidos, nem serão fornecidas cópias desses títulos.

A quinta etapa será composta pela comprovação de prática forense ou atividade policial. A etapa de comprovação do "cumprimento do tempo mínimo de prática forense ou em atividade policial", de caráter eliminatório observará as disposições previstas na Instrução de Serviço nº 430 de 05 de novembro de 2018 da Polícia Civil do Estado do Espirito Santo. É de exclusiva responsabilidade do candidato a correta verificação e envio dos documentos necessários para a comprovação desta fase.

A sexta etapa será composta pela "Sindicância de vida pregressa", que visa apurar se o candidato apresenta conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável. A investigação consistirá em sindicância sobre a vida pregressa do candidato, mediante análise de sua "Ficha de Informações Confidenciais", exame dos documentos obrigatórios e averiguação sobre seu comportamento social, funcional ético e moral.

Curso de Formação Profissional

Os candidatos aprovados e considerados aptos na etapa anterior, Classificados até a 33º colocação, serão convocados para matrícula no "Curso de Formação Profissional", de caráter eliminatório. Os candidatos classificados fora do número de vagas oferecidas no concurso público poderão ser submetidos a curso de formação, a critério e conveniência da administração pública.

O Curso de Formação Profissional aferirá a aptidão do candidato para o exercício do cargo, em função da adequação e da capacidade demonstrada na condição de aluno(a) no desempenho de atos, de atividades inerentes ao cargo, presteza, correção e segurança demonstradas na realização dos exercícios teóricos e práticos que lhe forem solicitados.

No curso de formação será realizada a avaliação de desempenho, compreendendo aproveitando mínimo de 70% em cada disciplina.

Será considerado aprovado no Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação, desempenho e a classificação mínima exigida para aprovação, nos termos do edital e da legislação vigente.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação.

A pontuação total dos candidatos será igual à soma das notas obtidas na prova objetiva, prova discursiva, prova oral e prova de títulos.

O concurso terá prazo de validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos a critério e conveniência da administração pública.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público