O concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 53 mil inscritos. O certame busca formar cadastro de reserva nos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. Os salários ofertados vão de R$ 7.591,37 a R$ 12.455,30.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas no último domingo, 04 de dezembro em Salvador. Será habilitado nesta etapa o candidato que tenha obtido o total de pontos, no somatório das notas padronizadas das provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, igual ou superior a 150.

Gabarito

Os gabaritos provisórios das provas objetivas foram divulgados nesta segunda-feira, 05 de dezembro, através do site www.concursosfcc.com.br.

Também no domingo, os candidatos realizaram prova discursiva-redação, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa, serão corrigidas as provas dos candidatos habilitados e melhor classificados nas provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, considerados os empates na última posição de classificação.

Para todos os candidatos habilitados na prova discursiva-redação haverá Prova Prática de Capacidade Física. Esta, consistirá na realização dos Testes de Aptidão Física - TAF e será realizada na cidade de Salvador. Esta prova ocorrerá na data prevista de 19 de março de 2023.

Para todos os cargos, a nota final dos candidatos habilitados será igual ao total de pontos obtidos nas provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos mais a nota obtida na Prova Discursiva-Redação.

Na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, para fins de desempate, sucessivamente, o candidato que tiver:

  • idade igual ou superior a 60 anos, completados até a data de correção de cadastro, conforme o item 8.6, deste Edital, nos termos do parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);
  • maior nota padronizada ponderada na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • maior nota na Prova Discursiva-Redação;
  • maior nota na Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais;
  • maior idade;
  • exercício efetivo da função de jurado, nos termos do artigo 440 do Código de Processo Penal, no período compreendido entre a data de entrada em vigor da Lei nº 11.689, de 09 de junho de 2008 e a data de término das inscrições para este concurso.

O candidato poderá interpor recurso, no prazo de dois dias úteis, após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

O resultado final do concurso será divulgado por meio de três listas, a saber:

  • a primeira lista contendo a classificação geral por Cargo/Área/Especialidade, de todos os candidatos habilitados, incluindo os candidatos negros e os inscritos como pessoas com deficiência, observado o disposto no Capítulo 5 e no Capítulo 6, caso tenham obtido pontuação/classificação para tanto;
  • a segunda lista contendo exclusivamente a classificação, por Cargo/Área/Especialidade, de todos os candidatos negros habilitados;
  • a terceira lista contendo exclusivamente a classificação dos candidatos inscritos, por Cargo/Área/Especialidade, como pessoas com deficiência habilitados.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.