O concurso público da Polícia Civil do estado de Goiás, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 21 mil candidatos que disputam 100 vagas, 5% delas reservadas aos portadores de deficiência, no cargo de Delegado de Polícia Substituto. A função de Delegado exige diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e tem salário de R$ 19.242,52, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 12 de agosto, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o aspirante que obtiver pontuação maior ou igual a 50% do total de pontos. 

Gabarito

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será publicado via internet, no site da organizadora, no dia 16 de agosto de 2018.

Na segunda etapa, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, os concorrentes realizarão uma prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório. As respostas destas deverão ser manuscritas nos cadernos de respostas, em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta preta, não sendo permitida a interferência e/ou participação de outras pessoas nessa tarefa. Na correção desta prova serão considerados o conteúdo, a capacidade de estruturação lógica, a técnica, a coerência, a fundamentação e a adequação a norma padrão da Língua Portuguesa, de acordo com os critérios definidos pelas bancas elaboradoras e corretoras.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, será realizada a terceira etapa, que será constituída da avaliação dos candidatos com deficiência pela equipe multiprofissional, é de caráter eliminatório. A avaliação dos candidatos com deficiência pela equipe multiprofissional será aplicada somente aos candidatos que se declararam com deficiência no ato da inscrição. Os candidatos que tiverem suas deficiências consideradas incompatíveis com o exercício do cargo serão eliminados do concurso.

As provas de capacitação física e psicológica serão aplicadas concomitantes e compreendem a quarta, quinta e sexta etapa do certame. A avaliação médica objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional e constatar mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato para o desempenho das tarefas típicas do cargo. A avaliação de aptidão física visa aferir a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as exigências do cargo. E o exame psicotécnico objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde psíquica para o desempenho das tarefas típicas da categoria funcional.

Já a sétima etapa, será composta por uma avalição da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório e de responsabilidade do Conselho Superior da Polícia Civil. Esta, poderá estender-se até a homologação do concurso. Os candidatos aprovados e aptos nas etapas anteriores deverão entregar pessoalmente, ou por procurador munido de procuração com autorização expressa para este fim, a ficha de informações confidenciais - FIC. Na investigação serão examinados os atos da vida civil dos candidatos, podendo ser eliminados do concurso quando constatada conduta desabonadora em sua vida pública ou particular, desde que incompatível com a natureza da função policial.

A oitava etapa é o Curso de Formação

O curso de formação profissional será realizado pela Gerência de Ensino Policial Civil da Superintendência da Academia Estadual da Segurança Pública da Polícia Civil e supervisionado pelo Núcleo de Seleção - UEG. Este, será ministrado em período integral, podendo estender-se aos sábados, domingos, feriados e horários noturnos e terá a carga horária total de 477 horas aula. 

A matrícula para o curso de formação profissional será feita na Gerência de Ensino Policial Civil, Rua 17, n. 484, Setor Oeste, em Goiânia - Goiás, no horário de 8h às 18h, entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2019. Para a matrícula, os candidatos deverão estar aprovados nas etapas anteriores e ter sido convocados para matrícula no limite de vagas deste edital acrescido de 10%. 

Juntamente com a matricula do curso de formação, os candidatos deverão apresentar os títulos que porventura possuam para comprovação. Estes, deverão ser entregues mediante protocolo, cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original da documentação. Os comprovantes de conclusão de cursos deverão ser expedidos por instituições oficiais ou reconhecidos nos termos da legislação vigente.

O prazo de interposição de recurso será de três dias úteis, a contar do dia subsequente à publicação do ato que gerou desacordo.

O resultado final do concurso será publicado, em ordem crescente de classificação, no Diário Oficial do Estado de Goiás, e pela internet, no da organizadora, na data de 17 de maio de 2019.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público