A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) realiza concurso que objetiva selecionar candidatos ao Curso de Formação de Oficiais (CFO). No total 5.969 candidatos se inscreveram, sendo 4.268 para as 108 vagas masculinas e 1.701 candidatas às 12 vagas femininas. Acompanhe a divulgação do gabarito e do resultado:

O Curso de Formação tem começo previsto para fevereiro de 2017 e duração de dois anos. Durante o CFO, os alunos receberão remuneração básica inicial de R$ 5.769,43, além de abono-fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o Cadete será declarado Aspirante-a-Oficial, podendo ser lotado em qualquer unidade da Polícia Militar do estado.

Cabe ao Cadete PM o exercício da atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola. Já ao Aspirante a Oficial PM cabe o exercício de atividades inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes. O Tenente PM deve promover a segurança pública por meio de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados; ele deve comandar pelotão; coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado; assessorar o comando; gerenciar recursos humanos e logísticos; participar do planejamento de ações e operações; desenvolver processos e procedimentos administrativos; atuar na coordenação da comunicação social; promover estudos técnicos e de capacitação profissional; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais. É necessário trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de contágio e de morte em sua rotina de trabalho. 

Saiba mais sobre o concurso

Provas

A aplicação de provas objetivas e discursivas aconteceu em 25 de setembro, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Os conteúdos abordados incluiam 40 questões de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Direito Processual Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Extravagante e Legislação Institucional; além de redação.

Outras etapas previstas são avaliações psicológicas, teste de capacitação física (TCF) e exames de saúde (preliminares e complementares), exame toxicológico, prova oral e prova de títulos

Gabaritos

A divulgação dos gabaritos preliminares da primeira etapa acontece em 26 de setembro. O prazo recursal para essa e outras etapas será de dois dias úteis.

O resultado das provas objetivas e discursivas sai em 20 de outubro. As datas das etapas pós provas objetivas e discusivas não foram especificadas, mas serão concluídas até 6 de fevereiro de 2017. A matrícula no CFO está prevista para 13 de fevereiro.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe a divulgação dos gabaritos