O Estado de Minas Gerais já tem inscrições abertas para o concurso público que visa a selecionar candidatos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar (PM-MG), que tem ingresso previsto para 2017. O certame disponibiliza 120 vagas no cargo de Cadete da Polícia Militar, 108 masculinas e 12 femininas. As exigências são de bacharelado em Direito, idade entre 18 e 30 anos na data da inclusão, altura mínima de 1,60m e ausência de tatuagens visíveis quando estiver usando os diversos uniformes.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já realizou provas objetivas de concurso em 2016.

O CFO tem começo previsto para fevereiro de 2017 e duração de dois anos. A realização do curso acontece na cidade de Belo Horizonte, em tempo integral, os alunos receberão remuneração básica inicial de R$ 5.769,43, além de abono-fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.Após a conclusão do curso com aproveitamento, o Cadete será declarado Aspirante-a-Oficial, podendo ser lotado em qualquer unidade da Polícia Militar no Estado de Minas Gerais.

A Polícia Militar do Ceará também tem inscrições de concurso abertas.

As inscrições já estão abertas e vão até 24 de agosto, através do site da Polícia Militar de Minas Gerais. Os candidatos devem pagar taxa de R$ 173,00.

Provas

As provas objetivas e discursivas do concurso acontecem em 25 de setembro e o candidato pode optar por fazer a sua prova nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Nessa etapa, serão 40 questões de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Direito Processual Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Extravagante e Legislação Institucional; mais redação de pelo menos 30 linhas e 120 palavras, sobre tema que será fornecido no momento da prova. Essa etapa tem resultados previstos para 20 de outubro.

Os candidatos que conseguirem a aprovação devem passar ainda por Avaliações Psicológicas, Teste de Capacitação Física (TCF) e Exames de Saúde (preliminares e complementares), Exame Toxicológico, Prova Oral e Prova de Títulos. As datas dessas etapas não foram especificadas, mas serão concluídas até 6 de fevereiro de 2017. A matrícula no CFO está prevista para 13 de fevereiro.

A validade do concurso será de apenas 30 dias, que podem ser prorrogados uma vez pelo mesmo período.