Foi publicado na última quinta-feira, 29 de novembro, o resultado da primeira fase do concurso da Secretaria de Estado de Administração Prisional no estado de Minas Gerais. O certame contou com 105.450 candidatos que disputam 4.000 vagas no cargo de Agente de Segurança Penitenciária. 

As vagas são para lotação nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública com sede nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Será formado um cadastro reserva com 3.132 vagas para candidatos do sexo masculino e 868 para candidatas do sexo feminino.

Resultado

O edital contendo o resultado final da prova objetiva, foi publicado no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC.

Próximas etapas

Os candidatos aprovados nas provas objetivas, passarão por uma análise de títulos, de caráter classificatório, aonde serão pontuados os cursos e o tempo de serviço do candidato, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Esta etapa terá pontuação máxima de 5 pontos. O resultado da análise de títulos será publicado junto com o resultado da prova objetiva - 1ª etapa no endereço eletrônico do IBFC. A nota final dos candidatos habilitados na primeira etapa será igual ao somatório dos pontos obtidos na prova objetiva e análise de títulos.

Para a segunda etapa, serão convocados os candidatos aprovados na primeira etapa. A Avaliação Psicológica de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições da função. Esta etapa, consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicada coletivamente, até o limite de 30 candidatos por sala.

A terceira etapa do certame, será composta por uma Investigação Social, de caráter eliminatório, aonde serão convocados para a realização da Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada. A Investigação social é competência da Assessoria de Informação e Inteligência da SEAP/MG e correrá durante todo o PSS e seu acompanhamento se estenderá durante todo período de contratação.

Já a quarta e última etapa, é o Curso Introdutório, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos que estejam classificados dentro do limite estabelecido para cada Risp/Gênero, respeitando os candidatos empatados na última posição.