Em comunicado, a Prefeitura Municipal de Recife no estado de Pernambuco, anunciou na última quinta-feira, 18 de março, a suspensão do processo seletivo. Essa medida foi tomada em virtude das contenções ao novo coronavírus (Covid-19). O certame conta com 9.940 candidatos inscritos que disputam 72 vagas e formar cadastro reserva no cargo de Agente Comunitário de Saúde. O salário será de R$ 1.250,00 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

O concurso

O processo seletivo será composto por uma prova de Conhecimentos, estruturada com 50 (cinquenta) questões objetivas - de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos, será aferida por escore de zero a 10, atribuindo-se a esse resultado o peso de 7,5 (sete e cinco décimos). Esta será aplicada para todos os candidatos e abrangerá o conteúdo programático de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva.

Para os candidatos aprovados será exigido a realização do Curso de Formação, este será válido para fins do disposto nos arts. 6º, inciso II, da Lei Federal nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, em redação atualizada, consiste em modalidade de ensino para a habilitação profissional inicial necessária ao desempenho das atividades técnicas de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes, políticas e programas do SUS e suas políticas.

O curso de formação inicial terá carga horária de 40 horas e observará os componentes curriculares básicos previstos na legislação específica, podendo agregar conhecimentos quanto às especificidades locais e regionais. A matrícula será realizada única e exclusivamente pelos candidatos aprovados na primeira etapa da Seleção Pública, e classificados em até dez vezes o número de cada vaga prevista no edital, até atingir o limite de 50 candidatos.