O deputado Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, divulgou que a aplicação das provas objetivas do concurso público, que ocorreriam no mês de julho, foram adiadas. Foram mais de 106 mil candidatos inscritos que disputam 400 (quatrocentas) vagas para cargos de nível superior.

O concurso

O certame conta com 400 vagas, sendo 50 para Delegado, 300 para Investigador de Polícia e 50 para o cargo de Papiloscopista. As remunerações variam de R$ 5.588,05 até R$ 18.280,05. Serão 6 etapas, sendo elas: prova preambular objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; prova de conhecimentos específicos, de caráter classificatório e eliminatório; prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório; prova de Higidez Física, de caráter eliminatório; prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório; e, exame de Investigação de Conduta, de caráter eliminatório.

As provas terão duração de 5 horas e o gabarito sairá um dia após a realização, pelo site da organizadora. Para Delegado de Polícia a prova objetiva terá 100 questões, compostas da seguinte forma:

15 questões de Direito Administrativo

15 questões de Direito Constitucional

15 questões de Direito Penal

15 questões de Direito Processual Penal

15 questões de Legislação Penal Especial

05 questões de Criminologia

05 questões de Direito Civil

05 questões de Direitos Humanos

05 questões de Informática

05 questões de Medicina Legal

02 questões discursivas de Direito Penal (incluindo Legislação Penal Especial)

02 questões discursivas de Direito Processual Penal (incluindo Legislação Penal Especial)

01 questão discursiva de Direito Administrativo

01 questão discursiva de Direito Constitucional

01 questão discursiva de Elaboração de Peça Prática consistente em Representação por medida cautelar usualmente utilizada por Delegado de Polícia

Já para Investigador de Polícia e Papiloscopista serão cobrados conteúdos de:

15 questões de Língua Portuguesa

05 questões de Informática

05 questões de Raciocínio Lógico

05 questões de Noções de Direito Administrativo

05 questões de Noções de Direito Constitucional

05 questões de Noções de Direito Processual Penal

05 questão de Noções de Legislação Penal Especial

01 questão discursiva de Texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual, a partir da leitura de um ou mais textos de referência (integral ou fragmento).

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná.