A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) abre hoje as inscrições de processo seletivo que visa ao preenchimento de 135 vagas temporárias na instituição. O cargo de Agente Prisional oferta 106 vagas para homens e 29 para mulheres. A lotação vai acontecer em unidades prisionais do estado, distribuidas entre as regiões de Guamá, Baixo Amazonas, Lago Tucuruí, Carajás, Rio Capim, Rio Caeté, Araguaia, Tocantins, Tapajós, Xingú, Marajó e região Metropolitana.

A exigência de escolaridade é de conclusão do ensino médio ou profissionalizante. As atribuições da função de Agente Prisional incluem a preservação da ordem de forma não violenta, o desempenho de atividades de segurança e vigilância, a realização de buscas periódicas nas celas e demais áreas do complexo penitenciário, realização de revistas nos apenados, visitas e qualquer pessoa que adentre as unidades prisionais e o desempenho de atividades administrativas. O salários iniciais serão de R$ 2.304,00 por regime de plantão seguindo a escala 24hx48h ou conforme a necessidade de serviço.

As inscrições ficam abertas apenas entre hoje e o dia 30 de agosto e não é cobrada taxa de inscrição. Inscreva-se.

Avaliação

Os candidatos serão avaliados através de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, pesquisa social, de caráter eliminatório, e treinamento básico, de caráter eliminatório e classificatório. A convocação para análise curricular acontece em 2 de setembro e seu resultado está previsto para 9 de setembro. 

Já a pesquisa social acontece em 15/09. A convocação para o treinamento está prevista para 22 de setembro e ele deve acontecer entre os dias 26/09 e 15/10.

O resultado final sai em 24 de outubro. A validade das contratações será de 12 meses, podendo ser prorrogadas uma vez pelo mesmo período.