O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, publicou nesta quarta-feira, 24 de outubro, o edital do processo seletivo para trabalhar em águas litorâneas em 2019.  O certame tem como objetivo preencher 800 vagas na função de salva-vidas civis para atuação temporária nos meses de novembro de 2018 a abril de 2019.

Vagas

Serão 700 vagas para águas de mar e 100 vagas para águas internas conforme as necessidades do CBMRS em praias e balneários do estado.

Os candidatos devem ter idade entre 18 e 55 anos, ensino fundamental completo, altura superior a 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, entre outros requisitos mencionados no edital. Os Guarda-Vidas Civis temporários executarão suas funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados.

Durante a realização da capacitação técnica de Guarda-Vidas, o candidato fará jus, a título de remuneração, ao valor mensal de R$ 2.000,00, proporcionalmente aos dias de realização do curso. Já após a contratação, haverá acréscimo de 100% desse valor a título de risco de vida, totalizando vencimentos de R$ 4.000,00, mais 30 vales-refeição e auxílio-transporte.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pelo site do Corpo de Bombeiros Militar, no endereço eletrônico www.cbm.rs.gov.br até o dia 07 de novembro de 2018.

Provas

O processo seletivo constará de exame de saúde física e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica. As provas serão realizadas nos locais, datas e horários, de acordo com o cronograma a ser divulgado através de avisos e convocações.

A Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CTGVCT) terá duração total de 200 horas/aula, sendo que deste total, 80 horas serão de Estágio Supervisionado. Serão aprovados nesta fase o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7 pontos.

Os candidatos contratados desempenharão suas atividades de salvamento aquático em águas de mar: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí e salvamento aquático em águas internas em Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi. São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo Vale Verde, Serafina Correa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.