Foi divulgado nesta terça-feira, 26 de fevereiro, o resultado das provas objetivas relacionado a primeira etapa do certame do Corpo de Bombeiros Militares do estado de Minas Gerais. Participaram mais 67 mil candidatos que concorrem a 500 vagas no Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar (CFSd BM) do Quadro de Praças (QP-BM) e para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Especialistas (CFSd Esp-BM) do Quadro de Praças Especialistas (QPE-BM) do Corpo de Bombeiros do estado. Durante o curso de formação, o salário de Soldado de 2ª classe será de R$ 3.506,40. Após a formação, o Soldado passa para a 1ª Classe, que tem vencimentos de R$ 4.098,42, mais benefícios como abono fardamento, assistência médico hospitalar, psicológica e odontológica.

Do total de vagas 465 são para Soldado Combatente, destas, 418 para candidatos do sexo masculino e 47 para candidatas do sexo feminino. O cargo exige ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão no curso de formação e altura mínima de 1,60m. Os requisitos devem ser cumpridos até 20/01/2020. Há ainda 35 vagas para Soldados Especialistas, sendo 10 na área de Motomecanização (Mecânica leve, Mecânica de motor a diesel e Eletricista de Autos); 20 vagas na área da Saúde (Técnico em enfermagem e Técnico em Saúde Bucal); e 5 vagas para Comunicações (Técnico em informática/ Rede de Computadores e Técnico em Telecomunicações). Para os candidatos ao Quadro de Especialistas é exigido ainda curso técnico na área da especialidade.

Resultado

O edital do resultado das notas e da convocação para a segunda etapa do certame estarão disponíveis no site da Fundep Gestão de Concursos.

Próximas etapas

Para a 2ª Fase, serão convocados os candidatos aprovados e classificados na fase anterior, observada rigorosamente a ordem decrescente da nota final da 1ª Fase. A segunda fase do certame, será composta pelos exames de saúde, divididos em exames médicos preliminares e complementares, e teste psicológico, ambos de caráter eliminatório. Também na segunda fase, os candidatos realizarão uma prova teórico prática de caráter eliminatório e classificatório. 

Já na terceira fase, os candidatos realizarão teste de capacitação física, de caráter classificatório e eliminatório, e habilidades natatórias, de caráter eliminatório. E a quarta fase, será composta por um exame toxicológico de caráter eliminatório. 

Os prazos dos recursos referentes à primeira fase serão de três dias úteis contados a partir da publicação do resultado.