Abrem hoje as inscrições de concurso da Aeronáutica para Engenheiro, Farmacêutico, Dentista e Oficial de apoio em várias formações (Administração, Análise de Sistemas, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social). São quatro editais que abrem 50 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação.

O Estágio de Adaptação de Oficiais da Aeronáutica para o ano de 2017 é ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte-MG, tem a duração aproximada de 17 semanas e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Um dos editais abre 20 vagas para Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades de Engenharia de Agrimensura (1), Engenharia Civil (1), Engenharia Cartográfica (1), Engenharia de Computação (4), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Eletrônica (5), Engenharia Mecânica (5) e Engenharia de Telecomunicações (1).

Um segundo edital oferece 16 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) nas especialidades de Administração (3), Análise de Sistemas (1), Enfermagem (1), Jornalismo (1), Pedagogia (2), Psicologia (1), Serviços Jurídicos (5) e Serviço Social (2).

O terceiro documento conta com 4 vagas para curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) nas especialidades de Farmácia Bioquímica (2) e Farmácia Hospitalar (2).

E, por último, o quatro edital soma 10 para o Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), nas especialidades Endodontia (2), Implantodontia (1), Odontologia de Necessidades Especiais (1), Odontopediatria (1), Ortodontia (1), Periodontia (1) e Prótese Dentária (3).

Os salários dos Oficiais não foram divulgadas pelos editais, mas seguem o quadro remuneratório previsto na forma da legislação vigente, relativos à matrícula e realização do Estágio. Após a realização do curso, o aprovado será designado Primeiro-Tenente e terá vencimentos na ordem de R$ 7.350,00.

Inscrições e avaliação

As inscrições no concurso para todos os cursos deverão ser realizadas entre os dias 03 e 23 de março de 2016, no endereço eletrônico da Força Aérea Brasileira. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Em relação às avaliações, o concurso prevê as seguintes etapas:

- Provas Escritas (língua portuguesa e conhecimentos especializados);

- Análise da SECPROM ou Parecer da SECPG;

- Inspeção de Saúde (INSPSAU);

- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

- Prova Prático-Oral (PPO);

- Validação Documental.

As provas escritas serão aplicadas no dia 5 de junho de 2016, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM), em locais a serem divulgados no dia 25 de maio de 2016.

Já os gabaritos provisórios serão divulgados no dia 15 de junho de 2016.