Projeto de Lei 6244/13 lançado pelo Executivo e encaminhado no dia 29 de agosto de 2013 pela Ministra do MPOG (Miriam Aparecida Belchior) que visa criar 11.028 novos cargos na Administração Pública Federal foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público nesta quarta-feira, dia 19 de março de 2014.

O presente documento se realmente aprovado (em todas as instâncias) abrirá brevemente oportunidades de ingresso em carreira pública de nível federal, o que soa como sinal verde para os "concurseiros de plantão" iniciarem seus estudos. Oportunidades são para atuação em diversas áreas e órgãos da administração pública, com chances ligadas a educação, saúde e segurança pública.

É válido ressaltar que as vagas estão divididas por todo o Brasil e serão preenchidas por meio de concursos públicos e processos seletivos. Haverá oportunidades para candidatos de todas as escolaridades, confira:

Saúde Pública

- Agência Nacional de Saúde (ANS): São 127 vagas para Especialista em Regulamentação de Saúde Suplementar e 87 cargos de Analista Administrativo (ambos de nível superior);

- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): São 130 vagas de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, 20 vagas de Analista Administrativo (ambos de nível superior) e 30 vagas de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (nível médio).

- Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): São 1.200 novas vagas para cargos ligados a área da saúde e administração em geral (todas as escolaridades), sendo Pesquisador (300), Analista (150), Tecnologista (450) e Técnicos (250) em Saúde Pública e 50 vagas de Especialista.

Educação

- Institutos e Universidades Federais: São 5.320 vagas de Professores (superior) e 2.008 vagas de Técnicos Administrativos em Educação (todas as escolaridades), além de quantia semelhante para cargos de escolaridades diversas nas instituições de ensino.

Segurança Pública

- Departamento de Polícia Federal (DPF): São 44 vagas de engenheiro, 5 de arquiteto e 36 de psicólogo.

- Polícia Rodoviária Federal (PF): São 19 vagas de administrador, 17 de engenheiro, 5 de estatístico e 3 de técnico de comunicação social.

- Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP): São 500 vagas temporárias para cargos de Nível superior.

A criação oficial destas vagas passa agora por análise das Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O preenchimento das vagas se dará de acordo as necessidades dos órgãos e será condicionado à expressa autorização em anexo próprio da Lei Orçamentária Anual.

Veja o Projeto de Lei 6244/13 de maneira integral onde há maiores detalhes das vagas. Inicie o quanto antes seus estudos a fim de qualificar-se para quando as oportunidades surgirem.

Concursos Abertos

Enquanto estes concursos não lançam edital, aproveite e dê uma olhada na lista de concurso públicos abertos, pois, atualmente são mais de 40 mil vagas abertas em todo o Brasil, dentre as quais muitas delas podem ser de seu interesse. Destaque para Receita Federal, CBTU, Aeronáutica e Marinha.

Fonte: Câmara dos Deputados.