Os Correios informam aos interessados que estão com uma nova seleção aberta para preencher 4.983 vagas no Programa Jovem Aprendiz. A seleção é para aprendizagem no curso de Assistente Administrativo. Estudantes nas modalidades presencial e à distância podem se inscrever e disputar vagas nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Do total, haverá reserva de 20% a candidatos negros e 10% a pessoas com deficiência.

O candidato deve ter idade entre 14 e 22 anos, no ato da contratação; estar cursando a partir do nono ano do ensino fundamental; não ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz nos Correios ou mantido vínculo empregatício com a empresa; não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar; e outros requisitos. A idade máxima não se aplica ao caso de candidatos com deficiência.

É desejável ainda que o interessado tenha noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet, em computadores desktop ou notebook. A contratação dos Aprendizes terá prazo de 12 meses.

A jornada de trabalho será de 20 horas por semana, sendo 4 horas por dia. Os candidatos receberão remuneração prevista de R$ 448,46, valor que pode variar de acordo com o piso salarial estadual previsto para a categoria profissional; além de vale-transporte compartilhado, de acordo com a legislação vigente; vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5%; e uniforme.

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.correios.com.br no período entre a 0h do dia 10 de maio e às 23h59min do dia 29 de maio de 2018, observado o horário oficial de Brasília-DF. A inscrição será gratuita.

Dentre as atividades do Aprendiz estão: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos; manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da empresa e cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que será oferecido no ato da contratação. 

A seleção dos candidatos será feita por meio de inscrição, comprovação de requisitos, exames médicos pré-admissionais e contratação. Serão considerados fatores como renda familiar, aprovação escolar referente ao último ano letivo, participação em programas sociais e ano em que está cursando.

Os contratados poderão ter seu contrato extinto caso incorram em alguma das seguintes condições: termine a vigência do contrato de aprendizagem; completem a idade limite de 24 anos, salvo nos casos de aprendizes na condição de pessoa com deficiência; tenham desempenho insuficiente ou inadaptação; cometa falta disciplinar grave; não esteja matriculado e frequentando a escola; tenha ausências injustificadas à escola que implique na perda do semestre ou do ano letivo; ou a pedido do aprendiz ou do responsável.