O Departamento de Trânsito do estado do Pará divulgou por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do estado - FADESP, o edital de normas do certame que preencherá 100 vagas sob regime estatutário nos cargos de Agente de Educação de Trânsito e Agente de Fiscalização de Trânsito.

Vagas

São 66 vagas para Agente de Fiscalização, cargo que exige ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias AB, com habilitação de dois anos; e 34 vagas para Agente de Educação de Trânsito, que exige apenas certificado de curso de ensino médio.

Os dois cargos têm salários de R$ 2.191,52, por jornada de trabalho de 30 horas por semana.

Atribuições ao cargo

O Agente de Fiscalização de Trânsito deve realizar atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; entre outras.

Já os Agentes de Educação de Trânsito atuam na execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito, bem como outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Inscrições 

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.portalfadesp.org.br das 10h do dia 27 de novembro até às 23h59min do dia 20 de dezembro de 2018. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 35,00.

Provas 

O concurso terá prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório para todos, além de avaliação médica, teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa criminal e curso de formação, apenas para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Belém-PA no dia 10 de fevereiro de 2019, no turno da manhã para o cargo de Agente de Educação de Trânsito e no turno da tarde para o cargo Agente de Fiscalização de Trânsito. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas e discursivas serão divulgados no endereço eletrônico www.portalfadesp.org.br e no Diário Oficial do Estado do Pará, na data provável de 22 de janeiro.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e os cadernos de questões serão divulgados na internet, no endereço eletrônico da banca a partir das 10h do dia subsequente ao da realização das provas objetivas. Já o resultado preliminar das provas objetivas será informado no dia 13 de março de 2019.

O concurso terá validade por um ano, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério do Detran do Pará.