Iniciam amanhã, 20 de fevereiro as inscrições para o concurso público da Escola de Sargentos das Arma, do Exército Brasileiro. O edital com as regras do certame foi divulgado por meio do Departamento de Ensino e Cultura no Diário Oficial da União na edição de hoje,19 de fevereiro, as normas de realização do novo Exame para ingresso de 1.100 candidatos de ambos os sexos no curso de formação de Sargentos para o ano de 2020. São 1.000 vagas para a área Geral/ Aviação, sendo 900 para homens e 100 para mulheres; mais 60 vagas para área de Música e 40 vagas para a área da Saúde (técnico de enfermagem). Os militares que concluírem com aproveitamento o Curso de Formação receberão ainda diploma de graduação em Nível Superior Tecnológico.

Vagas

As 1.000 vagas das áreas geral e aviação são para especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência, Aviação - Manutenção e Aviação apoio.

Para alunos Músicos são 60 vagas nos instrumentos de Clarineta em MIB/ Clarineta em SIB (15), Fagote em dó/ Contra-Fagote em dó (1), Flauta transversal em dó/ Flautim em dó (2), Oboé em dó/ Corne-inglês (1), Saxhorne barítono em SIB/ Saxhorne baixo em SIB (7), Saxofone em MIB/ Saxofone em SIB (6), Tuba em MIB/ Tuba em SIB (4), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB (de vara) (8), Trompa em Fá (2) e Trompete/Cornetim/Flueghorne (12).

Para participar da seleção os candidatos devem ter escolaridade de nível médio concluído, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida é de 26 anos (até o término do ano da matrícula). Além disso, é necessário ter altura de 1,60m se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e caso seja menor de 18 anos, deverá estar autorizado por responsável legal a submeter-se ao CA e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFGS. Já para o Curso de Formação de Sargentos da Saúde são 40 vagas para Técnico em Enfermagem.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 20 de fevereiro, até o dia 20 de março de 2019, através do site - www.esa.eb.mil.br.

O valor da taxa será de R$ 95,00.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar também pelo local de realização da prova objetiva - exame intelectual.

Curso de Formação

O curso de formação tem a duração de 24 meses, com os primeiros 12 meses sendo realizados em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCP), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Recife-PE, Alegrete-RS, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Blumenau-SC, Jataí-GO e Altamira-PA. Os 12 meses seguintes são realizados na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Sargentos em Três Corações-MG ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Etapas

O certame contará com as seguintes etapas:

- Prova objetiva, para todos os inscritos, constituída de quatro partes para área Geral/ Aviação e de cinco partes para áreas de Música e Saúde, sendo: 1ª parte uma prova de matemática com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 2ª parte uma prova de Português com 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde; 3ª parte uma prova de História e Geografia do Brasil com 12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas (4 de cada disciplina) para as áreas de Música e Saúde; 4ª parte uma prova de Inglês sendo 4 questões objetivas para todas as áreas; 5ª parte uma prova de conhecimentos específicos da área técnica em Enfermagem apenas para a área da Saúde com 12 questões objetivas e prova de Teoria Musical apenas para área de Música com 12 questões objetivas.

-  Prova de Português com questão única discursiva - prova de redação, para todas as áreas.

- Valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva (veja na tabela abaixo o que conta pontos);

- Exame de habilitação musical para os candidatos da área de Música.

- Inspeção de saúde (IS);

- Exame de aptidão física.

A prova objetiva será realizada no dia 04 de agosto de 2019 das 13h às 17h, nas organizações militares localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, São Gabriel da Cachoeira-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luís-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA, Itaituba-PA e Marabá-PA, nos locais a serem divulgados pelo Exército no dia 22 de julho.

Os gabaritos das provas da ESA sairão no dia 06 de agosto e os resultados da prova objetiva estão previstos para divulgação até o dia 11 de outubro.

O concurso terá validade apenas para o ingresso em 2020, encerrando 15 dias após a data de publicação do edital do resultado final.