Foi publicado neta terça-feira, 26 de junho, através do Diário Oficial da União, pelo Exército Brasileiro, dois editais de abertura de concurso público públicos destinados ao provimento de 31 vagas, sendo 28 para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), a ser realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e na Escola de Saúde do Exército (EsSEx); e 3 vagas destinadas à matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (EIA/CM), a funcionar na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

Para participar do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) o candidato deve possuir no máximo 36 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula do curso; ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino; e ter concluído o ensino superior na área da vaga. As vagas são para:

EsFCEx em Salvador-BA: áreas de Administração (5), Direito (4), Estatística (1), Informática (5), Magistério Alemão (1), Magistério Biologia (1), Magistério Francês (1) e Magistério História (2);

EsSEx no Rio de Janeiro-RJ: Enfermagem (6) e Veterinária (2).

Já para o Quadro de Capelães, é necessário possuir idade de, no mínimo 30 anos e no máximo 40 anos, completados até a data do término do Estágio; altura mínima de 1,60m se do sexo masculino, e de 1,55m, se do sexo feminino e escolaridade de nível superior e curso de formação teológica. As oportunidades são para as funções de Capelão Católico (2) e Capelão Evangélico (1).

O candidato, ao ser matriculado no CFO/QC, será designado Primeiro-Tenente, que tem remuneração atual de R$ 8.245,00, segundo a tabela de salários dos militares.

O Curso Básico de Formação Militar tem por finalidade promover o ajustamento do oficial-aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho profissional como militar. Com 35 semanas de duração, o curso irá desenvolver as capacidades do oficial-aluno para exercer as funções de Tenente e Capitão não aperfeiçoado. Além de tomar conhecimento da estrutura do Exército e de sua dinâmica de funcionamento, o oficial-aluno terá oportunidade, ainda, de conhecer os regulamentos básicos, os manuais e as normas militares da Força Terrestre.

Inscrições

As inscrições no concurso estarão abertas das 10h do dia 27 de junho às 15h do dia 03 de agosto de 2018, pela internet, no endereço eletrônico  www.esfcex.eb.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Provas

O concurso constará das seguintes etapas de avaliação:

- Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos, com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil e Conhecimentos Específicos;

- Inspeção de Saúde (IS), de caráter eliminatório;

- Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório.

O exame intelectual será realizado das 09 às 13h do dia 16 de setembro, nos locais divulgados em datas publicadas nos anexos dos editais. Os gabaritos preliminares serão informados a partir das 13 horas do dia 19 de setembro de 2018, pelo site www.esfcex.ensino.eb.br/esfcex.