Foi divulgado na edição do Diário Oficial da União de 12 de julho o edital no órgão que busca a admissão de 122 candidatos no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde. Do total de vagas, 115 são para o cargo de Médico, 3 para Farmacêuticos e 4 vagas para Dentistas, cujo ingresso se dará na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) em 2019.

Do total de vagas ofertadas, 115 são para o cargo de Médico, 3 para Farmacêuticos e 4 para Dentistas, conforme o documento publicado. Haverá também reserva de 20% das vagas aos candidatos negros.

Os candidatos interessados em concorrer às vagas deverão ter graduação de nível superior, idade até 36 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1983), altura acima de 1,60m se do sexo masculino e de 1,55m se do sexo feminino; e possuir aptidão física e idoneidade moral que o recomendem ao ingresso na carreira de oficial do Exército Brasileiro.

Vagas

Para Médicos são 115 vagas nas especialidades de: Anestesiologia (06 vagas), Cardiologia (05 vagas), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (02 vagas), Cirurgia Cardiovascular (02 vagas), Cirurgia Geral (04 vagas), Cirurgia Torácica (02 vagas), Cirurgia Vascular (04 vagas), Clínica Médica (03 vagas), Endocrinologia e Metabologia (03 vagas), Gastroenterologia (04 vagas), Geriatria (02 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (05 vagas), Hematologia e Hemoterapia (02 gagas), Mastologia (03 vagas), Medicina Intensiva (06 vagas), Medicina Legal (02 vagas), Neurocirurgia (02 vagas), Oncologia (06 vagas), Oftalmologia (06 vagas), Ortopedia/Traumatologia (06 vagas), Otorrinolaringologia (02 vagas), Pediatria (05 vagas), Proctologia (02 vagas), Psiquiatria (04 vagas), Radiologia (04 vagas), Sem Especialidade (15 vagas), Urologia (03 vagas) e UTI Neonatal (02 vagas).

Já para Dentistas, são oferecidas oportunidades para as áreas de Dentística Restauradora (01 vaga), Endodontia (01 vaga), Imaginologia dento-maxilo-facial (01 vaga) e Prótese Dentária (01 vaga). Por fim, o edital conta com oportunidades para Farmacêuticos (03 vagas).

O salário após o curso, é referente ao posto de 1º Tenente, cuja remuneração está fixada em R$ 8.245,00.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 16 de julho e 13 de agosto de 2018, pela internet, no endereço eletrônico www.essex.ensino.eb.br. A taxa de inscrição custa R$ 130,00.

Poderá haver isenção, total ou parcial, do valor da taxa de inscrição, para inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, for membro de família de baixa renda ou tenha doado medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Provas

O certame será constituído das seguintes etapas:

- Primeira etapa: Exame Intelectual de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

- Segunda etapa, composta de seguintes fases de:

I - Inspeção de Saúde de caráter eliminatório;

II - Exame de Aptidão Física de caráter eliminatório;

IV - Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; e

V - Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório.

A prova objetiva terá duração de 4 horas e terá duas etapas: a primeira será constituída de conhecimentos gerais, contendo 20 questões objetivas abordando assuntos básicos dentro da respectiva graduação; a segunda etapa será de conhecimentos específicos, com 30 questões objetivas, abordando assuntos da especialização ou habilitação escolhida.

O exame intelectual (prova objetiva) será realizado no dia 23 de setembro nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Campinas-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Brasília-DF, Manaus-AM e Porto Velho-RO.

Os gabaritos preliminares serão publicados no dia 26 de setembro e o resultado final da prova objetiva sairá no dia 1º de dezembro de 2018, pelo site www.essex.ensino.eb.br. O concurso terá validade apenas para o ano ao qual se referir o curso, iniciando-se a partir da data de publicação deste edital de abertura e encerrando-se na data de matrícula, ressalvados os casos de adiamento.